Você talvez não perca tanto dinheiro, vou dar meu exemplo.
Na época eu não entendia nada nada nada de investimentos. Quando entrei na empresa foi oferecido uma PP com o a empresa dobrando o valor, de forma a você reter todo o valor de forma progressiva (acima de 6 anos você retinha 100% do valor que a empresa depositou, caso contrário era algo como 20% se 1 ano, 40% se 2 anos... etc)
Eu contribui então a porcentagem máxima, 4%. A empresa então, dobrava o valor. Realmente parecia muito bom, e acho que pra quem não sabe nada de investimentos, quer dar o dinheiro na mão de alguém, não aprender, não poupa, talvez até seja melhor do que nada.
Mas se você aprender, vai chegar nas seguintes contas:
Trabalhei lá por 2 anos e pouquinho, então retive 40% do valor depositado pela empresa.
A rentabilidade é próxima a poupança no momento, só que com meu dinheiro travado. É colocar lá pra esquecer.
Agora vem a cereja do bolo, veja a a tabela do imposto do plano:

Se engana quem fala então que PP é "parecido com Renda Fixa". A não ser você deixe lá seu dinheiro por 10 anos e trabalhe para a mesma empresa por 10 anos, você perdeu dinheiro.
Eu vou resgatar e lidar com o erro, pagar esses 30% de IR e investir em coisas melhores. Dinheiro preso por 10 anos rendendo igual a poupança é loucura.
Mas cada um sabe o que faz. No fim esse dinheiro que a empresa "dobrou" sobrou só 12% na realidade. 12% em 2 anos, mais uma rentabilidade de poupança pra um dinheiro travado.
Se você acha que vale a pena esse tipo de negócio, vai em frente. Pra mim, não vale.
Se você concordar com o seguinte trecho pode ser um bom negócio para você: "O dinheiro que vou colocar lá não faz diferença para mim, não vou usar ele para mais nada, poderia jogar ele no lixo e pretendo ficar nessa empresa por mais de 10 anos, eu não vou querer mudar de emprego e nem aprender a investir nesses 10 anos."
Eu ainda vou eximir a PP de Risco, pois é uma Previdência do Itaú, melhor que muita PP por ai nesse quesito.
É isso. Parem de repetir "Mas a empresa dobra, 100% de rentabilidade, qual outro lugar tem isso?"