Sim, eu ja li os topicos sobre quitacao da dívida do FIES e as ideias divergem. Uns falam pra pagar a divida logo, outros pra deixar parcelado porque o juros é baixo (3,4% a.a.).
Os fundamentos sao claros, pagar divida primeiro, investir depois. Mas o problema é o seguinte, minha divida eh de 230 mil reais, formado ano passado em medicina particular e financiado 70% por 11 periodos. Nos topicos que li a divida maxima q achei foi de 60k.
Se eu pegar firme e aceitar minha condiçao de escravo, consigo quitar essa divida em 1 ano e meio. Continuaria morando com minha familia e trabalhando 3 turnos de 24 horas por semana, sem gastos com suplerfuos.
Por outro lado, preciso investir na minha qualificacao profissional, planejo iniciar residencia no proximo ano e a bolsa paga serviria apenas pra me sustentar na cidade em que passar, sem muitas regalias ou reservas. Posso dar plantoes extras q me dariam renda extra, mas nao sei se terei saude pra fazer a residencia e um plantao semanal de 24h.
Nesse cenario, planejo ter uma reserva boa ate o final deste ano pra conseguir honrar com as parcelas do fies ate o fim da residencia e apos a mesma pegar firme e tentar quitar o quanto antes.
Sou burro e ainda tentando sair da lata de sardinha, critiquem meu plano sem pena, acho que eu aguento.