Fala pessoal blz? (texto gigante a baixo, leiam sim por favor!)
Também estou trazendo esse desabafo aqui porque vejo sempre ótimos insights nas discussões sobre carreira, tanto pelos que estão em situações parecidas quanto os que estão olhando totalmente de fora.
Bom, sou médico e de uns 3 anos pra cá eu consegui entrar em um meio que eu buscava muito, o acadêmico. Eu sempre gostei de ensinar medicina, cuidado com o paciente e arrisco a dizer que tenho muita aptidão pra isso.
Em termos de atuação eu venho estado feliz. Estou atendendo em todos os níveis de atenção (desde posto de saúde até enfermaria de hospital terciário), em lugares com poucos médicos, ajudando gente que precisa, discutindo muito com os alunos, ensinando-os a pensar sozinhos, raciocínio clinico, interpretar tudo o que lêem por ai (tipo um "fuja da manada" médico)
Pegando um pouco as idéias discutidas aqui acho que o ensino superior, médico inclusive, tem que sofrer uma revolução. Deixar de ser tão passivo. Venho numa luta constante de reformulação das aulas das minhas disciplinas para levar a teoria pra realidade e melhorar o engajamento e aproveitamento dos alunos. To estudando muito "novas formas de educação médica".
Até aqui tudo ótimo, mesmo porque, como sou intensivista, vivia somente de plantões (dia, noite, FDS, feriado). Passava muitas noites fora e dormia muito durante o dia. Via pouco a família. Agora meu filho nasceu e poder ficar mais em casa é muito bom. Ainda faço alguns plantões. Mas o grosso é de docência.
E aí que entra o problema. Desde que mudei o foco minha renda caiu. Troquei plantões por aulas então dá pra imaginar. No começo não pegava tanto, mas agora tem me incomodado. Já não aporto há alguns meses, larguei mais plantão pra fazer mestrado, to gastando com cursos e por aí vai. Isso é investir em você, eu sei. O problema são as perspectivas da área por aqui.
Eu realmente curto muito que estou fazendo, mas tenho esposa, filho e tranqüilidade financeira para criar. Será que to fazendo besteira?
Como sempre, obrigado e abraços!