Olá pessoal,
Há alguns anos ofereceram um consórcio de imóveis pro meu pai. Como ele já tinha o ap dele na época e eu fazia pós-graduação e ganhava bem menos, ele me ofereceu de assumir o consórcio e ir pagando enquanto eu não me "formasse". Eu não entendia nada disso na época, e acabei aceitando. Ele pagou por mais ou menos um ano e então eu assumi. Dali a pouco tempo já havia percebido a merda que fiz, pois, além de pagar aluguel, condomínio e IPTU ainda pagava a porcaria do consórcio. Mas não poderia desistir pois já havia pago uns 3 anos, e só receberia o que paguei ao término do contrato, sem correção. Eis que no ano passado eu fui contemplado por sorteio e acabei adquirindo um imóvel do qual não planejo sair tão cedo. Talvez nunca.
Nesse cenário, teoricamente eu dei sorte (sei que odeiam essa palavra, mas eu não contei com a sorte, ela veio e eu aproveitei). Se eu tivesse financiado o apartamento eu teria pago vários apartamentos ao fim dos 15 anos de contrato. Atualmente a parcela do consórcio é quase exatamente o valor do aluguel praticado no meu condomínio, ou seja, se eu não tivesse feito o consórcio eu estaria pagando o mesmo que pago do consórcio de aluguel.
Pois bem, atualmente o consórcio impacta cerca de 10% do que EU ganho, sendo que a minha esposa também trabalha (está meio parada agora porquê nossa filha nasceu tem 3 meses, um dos motivos que nos levaram a comprar o apartamento ao invés de esperar mais). Eu já ouvi dezenas de horas das aulas e chats, estou bem sedimentado nos conceitos básicos, sei que enquanto não pagar minha dívida não serei um SEROMANO mas, nesse momento de acúmulo de patrimônio, formação de carteira, tentando me tornar sócio de boas empresas, estudando e empolgado.. seria muito absurdo continuar pagando o consórcio e juntar para os investimentos? Ou o raciocínio de fato é o mesmo de financiamento com juros?
Dei uma pesquisada antes nos tópicos e não achei nenhuma situação idêntica por isso postei.
Obrigado, e desculpem a sardinhice. Abs,