Fala galera. Essa é minha primeira participação por aqui.... Excelente o site! Tenho percebido quanta coisa se aprende quando se tem vontade de correr atrás.
Vamos la:
Vi um tópico uma vez aqui com uma situação similar à minha mas com algumas diferenças substanciais. Ia comentar no próprio tópico mas não encontrei novamente...
É o seguinte: Tinha um imóvel dividido com meu irmão (50/50) que foi doação de nossos pais lá em 2003. Eu morava no apartamento mas meu irmão queira vender de qualquer maneira pq deu entrada em outro e precisava da grana pra fazer o financiamento...(não entrarei no mérito da decisão dele...[uhmm][uhmm]). Se eu tivesse a grana comprava a parte dele, mas estou longe disso. O ap era de 4 quartos e morávamos eu, mulher e 2 filhos. Do resultado da venda ficarei com cerca de 400 mil. Ai foi que surgiram as dúvidas...
1 - Não quero comprar um imóvel pra morar com agonia e pressa e acabei de passar em um concurso em minha cidade. Caso decida financiar algo no futuro (decidirei com o tempo), teria taxas mais acessíveis por ser servidor. Acabei alugando um 3 quartos e atualmente estou nesse alugado decidindo o farei no futuro. No momento esse aluguel cabe no nosso orçamento.
2 - Inicialmente pensei em investir os 400k e pagar o aluguel com isso (o aluguel atualmente é 32.400 pagando ano todo). O outro post me convenceu da sandice que seria, pois pagaria o valor anualmente mas o principal acabaria se desvalorizando. Sou um investidor iniciante e ainda estou no ramo da renda fixa. Nessa situação iria tomar uma boa facada de IR pq o valor de compra do ap foi muito inferior ao valor de venda atual. A facada seria cerca de 45k.
3 - Outra ideia foi comprar outro apartamento (um 2 quartos por exemplo)num prédio bom que pudesse ser a vista com os 400k e deixá-lo alugado gerando uma renda passiva e tendo um patrimônio para o futuro. Com o aluguel que receberia pagaria boa parte do meu aluguel atual. As taxas e impostos nesses caso seriam muito menor que a facada do IR, além de ter essa isenção de IR se comprar outro em até 6 meses.
É isso galera... v o que vcs opinam sobre essa situação.
Valeu!