38 IR na venda de imóvel dividido comentada em 28/01/2019 14:16 Imposto de Renda OWSwimmer em 30/09/18 17:30 comentada em 28/01/2019 14:16 Tenho um imóvel junto com meu irmão. Metade do valor declarado em meu IR e metade no dele. O imóvel está sendo vendido e me surgiram algumas dúvidas:1- Meu IR sempre foi feito pelo contador da empresa que sou sócio e antes eu não dava muita importância a isso (erro aprendido e superado) e esse contador, não sei porquê motivo, atualizou algumas vezes os valores do imóvel. Agora sei que isso não se pode fazer sem a declaração de benfeitorias... enfim... Caso eu não compre outro imóvel terei que pagar o IR sobre ganho de capital no valor inicial declarado, correto? E até o último dia útil do mês subsequente ao recebimento?2- Vi na legislação que é isento quem vende imóvel até 440 mil (sendo único imóvel e não tendo vendido outro nos últimos 5 anos). Não ficou claro pra mim na lei se esses 440 mil se aplica a meu caso. O imóvel todo supera esse valor, mas minha parte na venda está dentro desses 440. Caso tenha direito a isenção basta declarar a venda no próximo DIRPF?Se alguém puder ajudar...Valeu!!