Bom... Minha primeira postagem aqui na Bastter vai ser de uma lição que acabei de aprender nesse exato momento. Não foi nada que me causou perda, mas eu diria que me atrasou. Mas, melhor agora do que nunca. Pra mim valeu a aprendizagem, então, deixo aqui meu depoimento.
Estudo sobre investimentos desde Novembro/2016 e tenho cadastro aqui há quase 1 ano (eu acho) mas só em Agosto/2018 que eu realmente decidi estudar o site. Quinze dias de atestado em casa, com a mão direita engessada (não podia estudar minha área pois precisava usar o mouse com precisão), pra não ficar parado, decidi que essa era a hora de estudar o site, ler livro e ver vídeo.
Eu tinha escrito um texto maior pra postar aqui mas a medida que escrevia também percebi que eu continuava complicando as coisas e tentando achar justificativas. De forma direta, o que aconteceu é: Eu não aportei periodicamente esse ano.
Há alguns meses eu já me perguntava por que meu patrimônio estava quase que estagnado. Eu achava que tinha sido pelo aumento nos meus gastos mensais. Mas só agora eu enxerguei, porque olhar eu fazia todo fim de mês: minha planilha de 2017, todos os meses com aportes; minha planilha de 2018, quase todos os meses em branco. Algo aconteceu no meio do caminho que, por eu fazer isso sempre, acabei relaxando e deixando de lado.
Pelo menos agora a lição foi aprendida. Não foi um cenário desastroso, já que com 24 anos ainda, 1 ano de erro não será nada no futuro. Talvez foi a confiança ou orgulho que ganhei em 2017 ao perceber o quanto de patrimônio eu podia acumular (na minha visão da época). E quanto mais eu escrevo, mais me vem à cabeça: Não se esqueça de que você é burro. Foque nos Aportes.
É como se eu tivesse feito o contrário de quem vê cotação. Eu vi, mas agora que não era pra esquecer, eu esqueci.
Obrigado a todos da Bastter.com pelo conhecimento que disseminam.
Tá aqui a pedra. Bola pra frente.