em um belo dia de outubro no ano de 2016 eu estava fazendo meu cadastro aqui na Bastter e la se vão aproximadamente dois anos participando dessa comunidade maravilhosa, meu muito obrigado a todos moderadores e colegas foristas, devo dizer que aprendi muito com vocês bem mais do que apenas investimentos.
Algumas considerações:
1 - tirei um tempinho hoje para dar uma olhada nos novos chats do @mille, e que coisa fantástica eu pude ver, o mille nos propõe um excelente método de analise de empresas, nos ensinando a como analisar o case da empresa, os indicadores fundamentalistas (balanco, quadro da bastter), falar com o RI, o que prestar atenção nos releases enfim o chat que já era sensacional deu um salto absurdo de qualidade e como uma empresa top que quando você acha que ela vai continuar naquele bom ritmo de crescimento/dividendo de repente ela faz um investimento estratégico e então todos seus fundamentos melhoram exponencialmente, parabéns @mille te admiro muito.
2 - tirei um tempo também para reavaliar o percentual que tinha em cada ação na carteira e pude ver que apesar de não ter nenhum lixo, algumas acoes representavam um percentual meio grande dentro da carteira, e mais ainda me dei conta de que coloquei esse percentual alto apenas porque estava me importando demais com o crescimento da empresa, mas hoje gracas ao pessoal aqui pude ver que certas coisas são mais importantes do que o crescimento, como por exemplo: case da empresa, governança, lucros consistentes, divida controlada, bons dados no fluxo de caixa, vantagem competitiva e etc...
3 - agora os percentuais estão mais equilibrados dentro da minha carteira, ou seja não tem nenhuma empresa que tenha um percentual muito acima ou abaixo de outra, e tenho dado preferencia por empresas mais resilientes e com bons cases
4 - apesar dos problemas com os percentuais fiquei feliz em ver que não tem nenhum lixo na carteira nesses dois anos e também que não girei patrimônio nenhuma vez.
segue o jogo e obrigado.... se alguém detectou uma sardinhice ai acima favor me dar uma voadora