Em 2005, comecei a operar na Bolsa. Era época de euforia e comprei o pacote completo da manada: análise técnica, preço alvo, conta-margem, aluguel de ações, opções, alavancagem, etc etc. O resultado vocês já imaginam: Ferro!! Consegui perder dinheiro na alta e, também, na baixa. Quebrei, fiquei com dívidas, saí do mercado.
Como não morri, me fortaleci. Trabalhei, estudei, poupei, paguei minhas dívidas, voltei ao mercado. Agora vacinado, sigo os preceitos do Bastter. Coloco tudo no BS e vou seguindo a cartilha. Desisti do lucro fácil e da especulação e, aos poucos, vou construindo um patrimônio. Fica aqui o meu agradecimento a toda a equipe do Bastter e aos integrantes deste espaço por compartilharem as suas vivências.
Como resquício da era de turbulência, tenho um processo movido pela minha antiga corretora em razão de dívida. Acontece que, a meu ver, a corretora tem responsabilidade e necessito de um profissional do mercado que possa elaborar um laudo técnico sobre a operação que gerou a referida dívida.
Em resumo, a operação é a seguinte: Eu tinha ações de PETR4 e aluguei ações de VALE5 e vendi no mercado. Como Vale subiu mais do que Petr, a margem foi sendo consumida. Ocorre que, ao invés de me ligar para que eu entregasse dinheiro ou ativos para reforçar a margem, ou liquidasse a operação, a corretora usou o saldo da conta-margem, o que, como devem saber, contraria as normas da CVM e o próprio contrato com a corretora. Na época eu não entendia o que acontecia. Somente depois do estrago é que fui estudar para entender o que estava acontecendo; assim, a meu ver, a corretora tem responsabilidade pela dívida, pois deixou a operação em aberto mesmo depois que a garantia foi consumida (para quem não entendeu, é como se um banco usasse o saldo do cheque especial para cobrir um débito de outro empréstimo, por exemplo)
Assim, preciso saber que tipo de profissional devo contratar para elaboração de laudo técnico a ser utilizado em processo judicial e se conhecem alguém que possam indicar.
Desculpem-me se a mensagem ficou longa, mas serve como desabafo e contribuição para estudo das armadilhas que são armadas para os amadores. De antemão agradeço eventual ajuda e todas as críticas e sugestões serão bem recebidas.