Eu assisti um vídeo no youtube que falava a respeito de uma possível fraude no mercado mundial de ouro. Abaixo fiz um resumo de alguns tópicos do vídeo.
Segundo o vídeo... Existem 8 trilhões de dólares em ouro, porém é possivel que 80% simplesmente não existe (Frase atribuída a Chris Powell). O ouro é uma commodity de quantidade limitada e com preço atrelado a demanda. 170 mil toneladas foram extraídas no mundo equivalentes a 3,5 piscinas olímpicas. Depois de 2030 é provável que seja esgotadas as jazidas mundiais, mas antes disso o mercado poderia entrar em colapso.
Isso porque as casas de ouro nao vendem o ouro físico, mas um documento/certificado de posse. E, talvez estejam vendendo ouro que não existe a uma proporção de 1 onça de ouro para cada 4 proprietários. A exemplo disso, uma grande instituição financeira americana "m.s." foi processada por clientes por vender metais preciosos não existentes em 2005. Ela inclusive cobrava taxas de armazenamento.
Ainda de acordo com o vídeo, caso muitas pessoas começarem a procurar pelo o ouro físico, poderia haver uma ascensão estratosfericas do preço do ouro, gerando desvalorização das moedas, uma vez que os países não conseguiriam comprar uma importante commodity. No entanto, como o padrão ouro foi abandonado, talvez não provoque uma "crise apocalíptica em todo o sistema", mas apenas no mercado do ouro.
Por fim, a Rússia e a China têm comprado ouro, formando suas reservas nacionais. O ouro físico mesmo, não um documento. Os EUA possuem a maior reserva declarada de ouro físico, enquanto a China teria a metade. Uma preocupação é que se os países orientais decidissem amarrar sua moeda ao ouro, isso poderia colapsar as economias ocidentais.
Sistema inteiro baseado em mentira?