Olá,
Antes de mais nada, semana que vem irei consultar profissionais (advogado e contador) para auxiliar neste processo. O problema é que a ansiedade no que fazer é grande e como aqui tem muita gente qualificada, qualquer luz para eu resolver esse dúvida de forma até a agilizar a minha conversa com esses profissionais é bem vinda.
Sou filho único. Noivo. Mãe já falecida. Meu pai vai vender o apartamento atual hoje e adquirir outro. (sem ponto a discutir aqui de girar patrimônio, é o que precisa ser feito no momento por N motivos). O valor que irão receber na venda vai dar pra comprar o novo dele, e sobrar uma grana que usaremos pra comprar um pra mim (complementarei o valor faltante).
Ele já é de mais idade, já passou por problemas graves de saúde e sempre falamos tranquilamente sobre morte. O assunto agora é como fazermos esse processo, garantindo que na hora que infelizmente ele for dessa para melhor, eu tenha a menor incomodação possível (PAS) e o menor gasto possível (no que o bastter sempre fala de pagar o mínimo pro ONREVOG dentro da legalidade).
Cogitamos de ele me doar todo o dinheiro, eu comprar as duas casas no meu nome e colocar a que ele vai morar com usufruto para ele. Pensamos tmb em nem considerar o usofruto, deixar simplesmente as duas casas no meu nome (que é o que imagino que seria a melhor opção). Essa é a melhor opção?
Pelo que entendi de todas opções: doação tem imposto, usufruto tmb, e inventário tmb. Então seria entender qual o que tem melhor custo/benefício no sentido de incomodação/custos.
Alguma dica de outro caminho?
Cabe destacar que por motivos de saúde, ele é isento de imposto de renda.
Um parenteses sobre o "Noivo": casaremos ano que vem, que certamente acontecerá após a consolidação deste negócio. Iremos de comunhão parcial de bens, ou seja, em um infeliz caso de divórcio ela não teria direito sobre estes imóveis (caso fiquem no meu nome mesmo) visto terem sido adquiridos antes do matrimonio. ela entende ser um patrimônio que ela não participou e já deixou claro que não quer o nome dela no imóvel que será meu (onde moraremos).