As ações de recolhimento de lixo/reciclagem Norte Americanas são uma boa opção? Eu não sei, mas parece ser uma bom setor esquecida pelos investidores que "querem ficar rico" e que tem mostrado resultados interessantes. Vou citar aqui as 3 maiores, todas do setor Public Utilities -> Environmental Services, todas com pelo menos 19 Bilhões de Dólares de valor de mercado, ou seja, todas maiores que a nossa Telefónica, por exemplo. São elas : Waste Managment , Waste Connections e Republic Services. Elas têm 1500% em 30 anos, 2500% em 20 anos, e 500% em 10 anos; respectivamente, sem considerar inflação, reinvestimento de proventos e bonificações (só olhei no gráfico mesmo), e como cotação acompanha lucro elas tem apresentado resultados interessantes.
Mas por que mencionei esse setor? Algumas vantagens que eu vi, talvez você não veja como um potencial, mas eu vejo por causa de basicamente 5 fatores :
I - Não tem nada "irado" investir em empresas que recolhem lixo; ninguém que quer dinheiro fácil vai querer entrar nessa "furada", com isso essas empresas se tornam mais "limpas", com menos especuladores.
II - É um setor muito simples de entender sobre a logística e resultados, não é nada de outro mundo.
III - É um setor resiliente, mesmo numa crise financeira as pessoas não vão querer viver na imundice. Outro fator é que esse setor de lixo (em inglês se chama Waste Managment, coincidentemente o mesmo nome da empresa) acompanha diretamente o Setor de Consumer Staples, que foi o que menos foi afetado na crise de 2008.
IV - A civilização cada vez mais está consciente sobre a questão ambiental e sobre a reciclagem.
V - Estão praticamente imunes a outro Dot-Com Crash, pois como o setor de Waste Managment é diretamente proporcional ao de Consumer Staples e este, por sua vez, nessa crise de 2000, em vez de recuar, acabou avançando 1,2% (enquanto o setor de tecnologia recuou 82%); então a tendência é as empresas de lixo se comportarem como esse setor.
E um detalhe, uma dessas empresas, a Republic Services, é controlada por uma tal de Cascade Investiment. Fui procurar quem está por trás dela, e achei o seguinte ... Founder : Bill Gates. Ué, mas ele só não investia em silício?? Se o cara por trás da segunda maior empresa de TI do mundo investe em lixo, não sou eu que vou achar que o mesmo é um ramo arcaico. Ele é humilde, ao mesmo tempo que sabe muito de tecnologia, pode não saber de tudo, e acaba tendo outros investimentos ESSENCIAIS, como o setor de manutenção ambiental, se ele usa isso de hedge ou não, é um mero detalhe.
E aí, o que vocês acham? Comentei sobre essa área porque acho que é um pouco esquecida por muitos.