Antigamente humildade para mim lembrava pobreza ou simplicidade. Era uma atitude de gente "fraca".
Atualmente me lembra oportunidade de aprendizado e de crescimento. E vejo força (e não fraqueza) em quem tem humildade.
Cada dia que passo nesse fórum aprendo mais o valor da humildade nesse sentido.
Resolvi compartilhar isso porque hoje assisti um vídeo de um brasileiro (Pedro de Abreu) que trabalha como pesquisador em Harvard na área de Neurociência . Ele falou sobre a postura humilde que um professor titular em Harvard teve num encontro com ele sobre determinado assunto.
O professor titular, com muitos e muitos anos a mais de experiência e caminhada, levou um caderno para fazer anotações durante a conversa. O Pedro ficou curioso e questionou porque ele estava com um caderno de anotações já que o Pedro é que teria muito o que anotar. O professor calmamente explicou que esse era um hábito antigo e que ele sempre poderia aprender algo novo mesmo com quem tinha menos experiência ou conhecimento que ele em determinado assunto. Uma postura concreta de muita humildade por parte do professor titular.
Hoje compreendo que quando o Bastter diz que somos todos burros ele quer nos levar justamente a essa postura de humildade.
Muitas vezes nos falta humildade para reconhecer que por mais que estudemos muito pouco ainda sabemos.
E que quanto mais aprendemos mais deveríamos ter humildade de nos reconhecermos como burros e, dessa forma, ter abertura para aprendermos mais.
Quem perde a humildade deixa de aprender e quem deixar de aprender deixa de evoluir.