Boa tarde a todos.
Estou lendo o livro do Gustavo Franco “A moeda e a lei”. O texto aborda a história das moedas brasileiras entre 1933 e 2013.
No início ele trata dos efeitos da inflação na vida das pessoas. Uma passagem em especial, no capítulo 1, me chamou a atenção:
“excetuando-se as guerras e revoluções, nada há em nossas civilizações modernas, que em sua amplitude, possa se comparar às inflações, pois, acabam com diferenças entre homens que pareciam eternas, agrupando numa única e mesma massa inflacionária pessoas que normalmente mal se teriam cumprimentado uma à outra....”
Alguém aqui já era adulto e se lembra do período inflacionário de 1980-1995?
Eu vi que há alguns tópicos correlatos aqui no fórum, mas não encontrei comentários de quem viveu e lidou com a situação. Sendo assim, aproveito esse espaço para perguntar ao mais experientes:
Além de comprar imóveis, eu suponho com base em histórias contadas pelo meu pai, como as pessoas protegiam seu patrimônio da inflação?
Como era possível fazer análises de balanços de empresas se os valores do presente estavam descolados dos números passados?
Obrigado pelos comentários.