Pessoal, deu polêmica no outro tópico sobre ENEM, mas a mensagem central era importante, sobre educação e família. Alguns só olharam a árvore e não a floresta. Independente de lado, acho que a havia uma mensagem muito, mas MUITO importante ali!
Cuidem dos seus filhos!
A escola obrigatória serializada de origem prussiana sempre serviu e sempre servirá exatamente para isso: doutrinar crianças na ideologia oficial dominante no estado no momento, com algumas pitadas da ideologia da escola e dos professores. Um dia é educação moral e cívica, no outro dia é [EDITADO], em outros lugares do mundo se ensina a sharia, e por aí vai. Portanto se reforça a recomendação: CUIDEM DOS SEUS FILHOS. Dêem a eles uma educação focada no livre-pensamento, na liberdade indiviudual, na necessidade de ceticismo e questionamento, ensinem eles a estudarem e aprenderem sozinhos, a buscarem conhecimento FORA da sala de aula e dos materiais oficiais, a focarem em crescerem como seres humanos, etc. Em termos de conteúdo, cobrem matemática e línguas, que são ferramentas para entender o mundo, o resto se acessa a hora que quiser, hoje em dia.
Estudei em escola religiosa, certo dia tiraram todos da sala para uma oficina anti-aborto, com tratamento de choque, falando de arrancar bracinhos de bebê, falando para as meninas não fazerem sexo. Independente da opinião de cada um sobre isso, é um tratamento de choque sobre jovens altamente impressionáveis, visando lavagem cerebral, não tem como ser positivo. Tinha também momentos de doutrinação religiosa ("manhã de formação"), tinha influência da teologia da libertação via "campanha da fraternidade" com sensacionalismo em certos temas (lembro do ano que o tema era água, "a água vai acabar logo"), etc.
Ai você avança 20 anos para agora, uma escola pública daqui fez oficina de crianças pequenas com [EDITADO] (um youtuber famoso foi lá conferir), se ensina que [EDITADO] é bom, oficina de [EDITADO] na universidade, trabalho de doutorado sobre [EDITADO], [EDITADO] e a escola normaliza pois são [EDITADO], livros didáticos louvando socialismo, etc (estou enumerando fatos ocorridos no Brasil, não vou postar link de cada coisa, quem quer procure).
[EDITADO]: removidas questões que possam afetar a sensibilidade de alguns, ou trazer problemas ao site, evitar polêmica.
Aí amanhã o novo presidente pode aparelhar o MEC, todos tem que cantar hino, volta a aula de "educação moral e cívica", volta o evento de "tiro de guerra" na escola, etc. A nova pergunta do ENEM pode ser sobre a "importância do poder nuclear na geopolítica moderna" ou qualquer coisa do tipo, visando doutrinação.
Eu não vejo nenhum desses três casos citados como saudáveis, mesmo que tenha algo possivelmente útil em cada conteúdo (seja um possível ensinamento espiritual, ou para abrir a cabeça, ou de disciplina, etc), o objetivo é lavagem cerebral e não educação. Mas é assim que acontece. E é assim que vai continuar acontecendo.
Além do conteúdo ideológico específico com o tempero X ou Y, de esquerda ou direita (tanto faz), a escola quase sempre foca em formar uma pessoa bem obediente ao estado. Está na própria origem da educação estatizada obrigatória: formar bons operários e soldados. Os processos atuais de ensino são os da velha economia, são industriais e obsoletos. Cabe a cada um de nós fornecer a educação para a era da informação. Se você não entender ao que ele está sendo exposto na escola, não conversar com os filhos sobre isso, não acompanhar, sem chance.
A própria Bastter.com é um exemplo de educação não-serial, não-estatal, não-formalizada que faz muito mais pelas pessoas que qualquer disciplina de universidade sobre investimentos. Eu não sei qual o futuro da educação, mas passa por meios digitais e menos formais. Se preparem. Tanto vocês quanto vossas famílias. E muitos ensinamentos que estão aqui podem e devem ser passados aos jovens, mesmo antes de poupar: manter a cabeça e o corpo em forma, praticar esportes, cuidar do seu, etc. Pois se tiverem apenas informação da escola vão sair com outra cabeça, vão achar que o estado é bonzinho, que o ONREVOG deve algo pra eles, etc, idéias que só vão gerar tragédia se carregadas até a vida adulta.