Já tive a feliz oportunidade de ver que na comunidade existem N experts em vários assuntos, inclusive e especialmente no tributário.
Vamos aos fatos;
Possuo uma empresa de pequeno porte enquadrada no regime fiscal de lucro real, venho pesquisando e buscando definir uma posição sobre a questão de solicitar judicialmente a exclusão do icms da base de cálculo do pis e cofins. Faço está afirmação embasado no "sucesso" de outras empresas
ConJur - Supremo reafirma que ICMS não compõe base do PIS e da CofinsContabilidade "deu ok"
Já tenho um advogado que está fazendo as analises iniciais e ele afirmou ser bastante viável, entretanto nada estruturado e organizado ainda, porém vamos evoluir conforme me sentir mais confortável.
Conversei com pessoas que já operacionalizaram tal situação, um amigo que possui uma empresa de implantação de SAP já realizou 4 atuações especificas neste assunto, apenas este ano, me explicou que as "economias" irão superar as dezenas dos milhões em todos estes casos, porém ele atende empresas de expressivo faturamento.
Ai é que surgem os poréns, como citado no começo, possuo uma empresa de pequeno porte, não tenho um jurídico e muito menos bala na agulha para enfrentar problemas, nesse ponto que surge um link que fiz a um dos relatos de nossos colegas da bastter.com, não lembro quem, mas foi comentado que por mais que façamos tudo da forma mais correta possível, caso os senhores dos impostos decidam achar algo, irão achar.
Muito importante falar, temos um esforço imenso para operar a empresa o mais estritamente dentro da lei, e quem tem empresa no lucro real sabe que não é nada fácil.
-Questiono, algum colega tem experiência específica nesta briga, justa, pela exclusão do ICMS da base de cálculo do pis e cofins?
-A Fazenda enxerga motivo para procurar pelo em ovo em caso destas solicitações? (isso já me foi falado em uma palestra contábil que fui, mas até que ponto é?) Algum colega vivência isso?
Importante mencionar, por menor que é o porte da minha empresa em caso de sucesso estamos estimando ganhos expressivos (não cabe entrar em questão de valores).
Obrigado antecipadamente