Calma, antes de clicar na voadora. @Huoya fez um vídeo sobre isso esses dias, e não consegui captar muito bem.
Estou aqui para perguntar e debater sobre Tesouro Americano ou ETF Internacionais multi-tesouros (que não sejam de países subdesenvolvidos, porque o objetivo é a segurança extra)
Não estou falando que vale a pena nem nada, o título do tópico é esse, só isso.
Por favor quem for comentar usar argumentos válidos, todo mundo sabe que ETFs em sí tem suas desvantagens, mas as vezes é a única possibilidade de diversificar em outros Tesouros, além do nacional brasileiro. O foco será a segurança, e não o rendimento ou se o ETF está te "roubando" um pouquinho.
É possível comprar Tesouro Americano? Se for, isso ajuda muito para alguém que queira comprar coisa de 5% de sua carteira em um Tesouro considerado mais seguro, por causa do câmbio de moeda forte ou até quem sabe no calote do Tesouro, que é bem improvável.
Apesar de ETF ter suas desvantagens, não é possível, por exemplo, um investidor comum brasileiro comprar Tesouro Australiano ou de muitos outros países. Então esses ETFs, apesar das taxas e demais fatores, podem funcionar como uma proteção adicional cambial ou até do risco mínimo de calote?
Resumindo, seria muita burrice para quem tem um capital mais elevado, alocar 5% em Tesouro Americano (eu não sei se é possível) ou em alguns ETFs de Tesouros Internacionais diversos (que não sejam de países subdesenvolvidos, porque aqui estou focando na proteção e não no rendimento) ? Ou seria viável como um instrumento para prevenir nossa burrice?
Mesmo 5% sendo pouco, mas se você tem 50% do seu capital em Tesouro Direto, porque é mais conservador, e se acontecer algum problema no Real ou Tesouro Nacional e você vive de renda e trabalha só para ajudar a pagar as contas, mas nesse período sua renda variável acabou não rendendo muito, por ser um período de dificuldade, então você seria forçado a vender ações caso sua reserva de emergência/liquidez chegue ao fim.
Por exemplo, a pessoa tem uma casa própria e 2 milhões :
800 mil em Tesouro IPCA+/Selic
300 mil em um pequeno imóvel para aluguel
400 mil em Ações
200 mil em FIIs
200 mil em Stocks
100 mil em REITS
Se em vez de 800 mil em Tesouro IPCA+/Selic, fosse 600 mil, e 200 mil em Tesouro Americano ou ETF multi-tesouro. Se acontece algum problema nacional e por acaso a parte de renda variável não estivesse dando resultados bons o suficiente para se manter, então ainda seria viável recomeçar a vida em um país desenvolvido, esses 200 mil em Tesouros mais consistentes iriam fazer a diferença para se estabelecer em um local novo ou apenas para não concentrar tanto só no Tesouro brasileiro.
Desculpa se a pergunta foi ruim. Agradeço desde já à sua opinião.