Acabei de complementar minha RE (poupança) para 1 ano de tranquilidade em caso de algum imprevisto grande. Li em alguns tópicos que sempre é bom reavaliar de tempos em tempos o montante reservado, podendo até reduzi-lo mas não achei comentários mais específicos. Se por acaso houver algum, por favor me mostrem.
Sou médico, trabalho em hospital público e tenho atividades particulares (bem poucas). A renda oriunda do hospital público (paga pelo Estado) é mais ou menos linear, variando pouco dependendo do mês. Nada demais. As atividades particulares sim, são bem variáveis e considero-as como um bônus. Não conto com elas.
Eu praticamente não usei a RE nos últimos 3 anos, mas me sinto confortável com o fato dela me auxiliar por 1 ano. Ao mesmo tempo, sei que poderia reduzir o montante reservado para aportar em valor.
Pretendo deixar a RE desta forma por pelo menos 6 meses e, se for o caso, diminuí - la um pouco, mas sempre procurando manter a homeostase da mesma. Claro que cada um se sente confortável com o número de meses que lhe convém, porém sinto que talvez minha RE esteja um pouco "over" por momento.
Faz sentido o meu pensamento? Como vocês avaliam a RE neste aspecto? Não achei comentários a esse respeito.
Obrigado pelos comentários.