Há um ano eu fiz um post sobre como percebi a importância da RE por força da perda do meu pai, e de outros imprevistos que aconteceram quase ao mesmo tempo.
Um ano depois, parando pra pensar sobre o que aconteceu, me dei conta de algumas boas mudanças que aconteceram de lá pra cá em relação à minha vida financeira.
- Recompus minha RE, e a aumentei para me sentir mais confortável.
- Escolhi 20 empresas na Bolsa e consegui aportar (um pouco) em todas.
- Escolhi 10 empresas gringas pra aportar a partir de janeiro próximo.
- Não sou mais o louco das planilhas (tenho apenas um checklist para não esquecer nada).
- Não olho mais cotações.
- Não tenho me importado com as quedas dos ativos nos quais vejo valor (vamos ver quando as quedas de verdade chegarem... rs).
- Não me importo com o tamanho do meu patrimônio, só me importo em me manter aportando.
- Olho apenas os quadros simples, e não olho mais os trimestrais.
- Passei a gastar mais com lazer e conforto, me mantendo minimalista, mas aumentando a qualidade do que consumo.
- Estou menos viciado em trabalho (work in progress...).
- Estou estudando mais.
- Estou lidando melhor com meus limites físicos (minha saúde é um caso complicado).
O que mais gostei de ver foi a mudança nos hábitos e o ganho de tranquilidade. Em outros tempos, estaria fazendo continhas na planilha num domingo de manhã, e não postando aqui depois de já ter passado o começo da manhã me divertindo.
Essa sensação de progresso, tranquilidade, e aumento da qualidade de vida é muito gratificante, e agradeço aqui à equipe do site, por trabalhar tanto pra tornar isso possível.
Este me parece ser o principal valor do site, e é bom perceber ao lono do ano que para muitos outros colegas isso também é verdadeiro.
Aproveito pra agradecer aos colegas, e à moderação, pela oportunidade de um convívio saudável por aqui (quem tem ou já teve redes sociais sabe do que estou falando rs).
Sempre que posso, acompanho as discussões (na maior parte das vezes apenas como expctador), e tenho aprendido muito. Muitos colegas tem insights excelentes não só sobre investimentos, mas sobre a vida de modo geral.
Isso sem contar os vários exemplos de aplicação ao conhecimento e cultura que, embora muitas vezes conflitantes, não geram confronto. E aí incluo um agradecimento especial aos colegas @RonaldReagan, @oxe, @Masamune, @celtberian, @LUZ e @AliceV, com quem compartilho algumas preferências e boas diferenças, e que sempre me trazem algo de bom pra pensar.
Até o próximo anual!

Abraço.