Tudo bem pessoal? Tenho vontade de comprar um imóvel num futuro próximo e andei lendo um bocado sobre os diversos tópicos sobre a interminável questão de alugar vs financiar e fui fazer umas continhas, tentando pensar da forma mais simples possível. Não vi nada parecido e por isso resolvi postar. Montei uma planilha excel pra ver em quanto tempo uma pessoa consegue pagar um financiamento(SAC)/comprar um imóvel de R$ 100.000, supondo que a pessoa tem R$1700 disponíveis/mês para gastar com moradia.
1) Aluguel de 0,7%/mês (R$700,00) + aportes mensais de R$ 1000,00 com um rendimento de 0,5% ao mês (um pouco melhor que poupança). Neste caso é possível comprar o imóvel em cerca de 80 meses, pagando um total de R$ 56.000 de aluguel. O risco de dar algum problema aqui pode ser bastante baixo se o dinheiro ficar em RF.
2) Financiamento via tabela SAC de 100% do imóvel, com uma taxa extremamente amigável de 0,7%/mês, pagando apenas a parcela do contrato. Leva-se 100 meses para pagar tudo. Os juros de R$ 35.350 + impostos, taxas e penduricalhos. O risco de dar algum problema aqui é bem razoável (ainda mais com as novas regras de financiamento imobiliário)
3) Financiamento via tabela SAC de 100% do imóvel, com uma taxa muito amigável de 0,7%/mês, usando todo o dinheiro disponível para amortizar (R$ 1700,00). Leva-se 77 meses para pagar tudo, onde se paga juros de R$ 29317 + impostos, taxas e penduricalhos. Risco igual ao de (2)
Conclusão que cheguei depois de tanta conta: alugue e aporte em bons investimentos para poder comprar a vista, ou financie e quite tudo o quanto antes caso seja importante comprar pra você e sua família. Acho que já vi alguém dizer isso em algum lugar por aqui, e em apenas 3 linhas...[uhmm][huhu]
Acho impressionante ver isso na ponta do lápis. Por mais que na simulação acima pareça que o financiamento é melhor eu fui extremamente bonzinho com ele (financiamento de 100% e custo de oportunidade 0, juros de 0,7% a.m., sem taxas adicionais, IPTU...) e considerei os aportes do aluguel em um investimento relativamente ruim. Mesmo assim você efetivamente quita o imóvel praticamente no mesmo prazo que se tivesse juntado a grana e tivesse ficado no aluguel. No entanto o risco do financiamento é muito maior... Não compensa a não ser que faça uma diferença de qualidade de vida muito grante.
Juros contra e a favor fazem toda a diferença!