Mais um mês. Mais um dia 15.
Finalmente consegui implementar uma rotina que venho tentando executar desde abril deste ano. Não quero sugerir nada pra ninguém, mas gostaria de compartilhar o que está funcionando pra mim:
1a semana do Mês:
Recebo meus rendimentos na 1a semana do mês
Confiro as projeções de pgto e se não existe nenhum gasto extra (1 hora no máximo)
Encaminho os valores destinados à poupança pra corretora (3 minutos)
Acesso o Bastter System no dia anterior, verifico o q está mais pra trás (5 minutos)
Anoto num post-it as compras (ativos e qtds)
No dia seguinte abro o HB e coloco as ordens à mercado (5 minutos)
No dia seguinte as compras, se houver tempo, confiro a execução das ordens e a nota de corretagem (5 minutos - já fiquei semanas sem conferir a nota)
Lanço no Bastter System as movimentações (a Parte do TD ficou Show! Obrigado!) e confiro os novos percentuais (10 minutos)
3a Semana do mês:
Confiro os proventos recebidos e o saldo na corretora pois tenho alguns FIIs que pagam por volta do dia 15 (5 minutos)
Compro tudo em TD no HB (Renda Variável já é bem alta na minha carteira e foi uma forma que encontrei para olhar menos as Ações e FIIs tornar o processo mais simples) (5 minutos)
3 dias depois, se houver tempo, confiro a execução das ordens, a nota de corretagem e o site do TD (5 minutos - já fiquei semanas sem conferir tbm)
Lanço no Bastter System as movimentações e confiro os novos percentuais (3 minutos)
Em menos de 2 horas por mês pego o resultado do meu trabalho e transformo em tranquilidade financeira. Marco na minha agenda como um compromisso pessoal e pronto!
Ainda estou tentando eliminar a rotina da 3a semana... mas sabendo que o tempo e o aporte são exponenciais, fico ansioso com o dinheiro parado. Outro ponto que quero eliminar/simplificar é o controle que faço 2 ou 3 vezes por ano em uma planilha "Control Freak" com todos meus investimentos - acabo perdendo tempo olhando centavos e rentabilidade que não fazem a menor diferença.
Sei que ainda tenho muito para evoluir e percebo que a medida que o número de ativos e a diversificação cresce, preciso de mais tempo para controlar o patrimônio. O que fica claríssimo é que o tempo investido neste controle é muito melhor (em termos de retorno) que os % de tx de adm e os efeitos dos come-cotas que estava me submetendo antes.
Sou empresário e muitas vezes tenho que aplicar parte do meu patrimônio pessoal na empresa. Este movimento produz variações no meu patrimônio que são naturais da atividade que exerço. O importante é auferir que, no longo prazo, meu patrimônio cresce e este patrimônio me permite tomar decisões com muito mais tranquilidade.