Bom dia a todos,
Tenho uma dúvida que não sei o quão sardinhice ou não pode ser... Pelo que entendi, diferente do resultado operacional (Ebit), o resultado financeiro é aquele em que as empresas, por exemplo, podem ganhar (quando positivo) ou pagar (quando negativo) com juros, um exemplo comum em empresas do ramo de seguros. A empresa em que eu trabalho atualmente CREIO faz algo similar, pois pelo que sondei ela via de regra só paga as obrigações no vencimento, mantendo um valor (vultuoso) em alguma aplicação o máximo de tempo possível. Recentemente houve um projeto na empresa de antecipações de títulos em que esta empresa, em parceria com um Banco, antecipa o pagamento de títulos para um fornecedor (quem paga neste caso é o Banco), o banco cobra o rebit (juros) deste fornecedor e a empresa em que trabalho ganha prazo para pagamento no banco.
Explicado o cenário, fico imaginando que formas de investimentos eles aplicam este valor que, na prática, é um valor comprometido (salários, impostos, demais obrigações), muitas vezes para ser pago em menos de 30 dias, mas que certamente rende algo... Aí pergunto, algum de vocês fazem algo parecido? E será que só vale a pena para empresas? Pois estas colocam um valor grande e certamente tem melhores retornos do que uma PF colocando tão somente seus míseros rendimentos...
Uso de exemplo o meu caso... digamos que consigo todo dia 01 do mês aportar 20% da renda consoante o BS manda, contudo os outros 80%, em sua maioria, são para pagamentos de títulos que tem vencimento entre dias 10 e 15... eu sempre pago assim que recebo, mas me pergunto se seria vantajoso deixar este montante (ou parte dele) em algum investimento tipo um CDI de liquidez diária para retirar (já deixaria agendado a retirada) poucos dias antes dos vencimentos dessas obrigações.... mesmo pagamento IOF e IR este renderia mensalmente um valor e, creio, com baixos riscos, uma vez que mesmo que surja uma eventualidade em um final de semana, eu já tenho feito minha reserva de emergência de 3 meses de renda em uma poupança. É muita sardinhice? Só perguntei porque vejo que empresas fazem isso e me pergunto se algum de vocês aqui também o fazem...
E sim, ainda me considero sardinha, mesmo após 1 ano de estudo aqui no site, em que zerei todos os CDIs e LCIs que tinha, minha RE de 3 meses toda em poupança, e 20% sendo colocado mensalmente no que o BS diz em FIIs e Ações e parei de investir nos FIM e FIA que tinha (não tive coragem de tirar, deixei lá rendendo, só não farei novos aportes). Contudo ainda tenho muito o que aprender e as vezes posso fazer perguntas de sardinha... rssss Peço desculpas a quem achar ruim a pergunta e agradeço à todas as respostas, mesmo as voadoras!