Pessoal,
Estou morando fora do Brasil ha quase dez anos, sem perspectiva de retorno no curto ou medio prazo. Eu e minha mulher trabalhamos, e somadas nossas rendas gastamos um percentual muito baixo 20 a 30% do que ganhamos mensalmente. Nossos empregos sao razoavelmente estaveis numa das melhores economias da Europa onde o custo de vida tambem e barato. Nao temos nenhum centavo de divida.
Antes de vir morar na Europa morei quase 8 anos nos EUA, onde comprei um imovel. Esta na mao de uma administradora, e eu so vejo pingar todo mes. Maravilha total, aluguel bruto de 6% do valor do imovel ao ano e uma valorizacao media da do valor do imovel de 3% nos ultimos 6 anos.
Temos um dinheiro guardado, e, embora eu goste da ideia de comprar um apto aqui onde moramos na Europa, me parece que os precos estao completamente fora de controle.
Exemplo: O mesmo apartamento que eu alugo por X euros ao mes, eu so consigo comprar por 700X. O que em boa matematica financeira quer dizer que o dono do apartamento onde moro esta sendo remunerado a 1,7% a.a. bruto. Ou que eu estou pagando um aluguel de 0,015% do valor do imovel ao mes. Sem contar que os custos de aquisicao de um imovel aqui beiram os 15% do valor de compra do imovel.
Isto tudo para perguntar: gostaria de investir em mais um imovel nesta mesma cidade dos eua com esse dinheiro que temos guardado. O que voces acham?