Pessoal, sou novo por aqui. Está sendo um enorme prazer fazer parte desse grupo com valores completamente diferentes de tudo que se vê por ai.
Uma situação que venho em questão e gostaria de ouvir opinião dos senhores.
Comprar um apartamento fora do país... Vamos criar uma situação hipotética:
Digamos que o Euro esteja R$5,00, tenha 500k em reais(patrimonio total acumulado).
O apto de interesse custa 100k Euros, ou seja, compraria o apto mas imobilizaria todo o apto.
Existe a possibilidade do financiamento que a taxa de juros anual seria em torno de 1,5% a 2,5% ao ano. E esse financiamento é´uma parcela baixa e extremamente confortável em relação ao cenário financeiro. Já li outros topicos sobre nunca ter que existir e quitá-las imediatamente. Só que nesse caso eu penso diferente. Uma hipótese que eu levantaria, seria contar com a variação cambial. Sim, risco BEM maior, mas me baseando até em dados históricos a variação cambial perde e feio para os outros Benchmarks.
Resumidamente eu pagaria Sim juros, mas que seria um valor bem viável dentro da realidade( prestação do financiamento) e esperaria momento oportuno para conversão e ir abatendo a dívida sempre tirando o tempo.
Esse dinheiro tem o registro da data de entrada de cada aporte e sua respectiva cotação da época. Existindo um cenário favorável para conversão em algum determinado aporte, realizaria a conversão.
Por dados históricos nos faz crer que em alguns momentos essas oportunidades irão ocorrer.
Mesmo que não ocorra o capital continua existindo, eu ganhando mais em real( de juros) do que cobrado em financiamento em euro. Claro, levando em consideração somente a conversão no momento oportuno.
Criando essa situação, é a ÚNICA forma de achar vantajoso pagar juros. Com o tempo, conseguiria manter parte do patrimonio liquido e quitar o apto o mais rápido possível.
Usaria a variação cambial para ter uma boa vantagem.
Por favor, comentem e me digam se eu pensei uma bobagem muito grande.
Novamente, só estou pensando em relação aos dados históricos das cotações.
Obrigado.
abraço a todos