Inicialmente, vi alguns tópicos que tratam do tema apenas de forma acessória, por isso criei um tópico novo.
Após o pouco que estudei pelo material entendi que um dos grandes elementos para analisar o valor da empresa é aumento de receita, lucros e participação no mercado. Acontece que para estes fatores acontecerem com empresas como a AMBEV é muito mais complicado do que com outras empresas. Estamos falando de uma empresa que domina grande parte do mercado e que, ao menos na minha visão, tende para estabilidade ou até para algumas perdas. Sei dos investimentos nas cervejas premium, mas cerveja no Brasil tem a grande maioria do mercado nas cervejas mais comuns. Sei também que boa parte do valor da empresa se relaciona a sua capacidade operacional e sobre o histórico da empresa.
Acontece que, como disse antes, ela já controla grande maioria do mercado, o que diminui bastante seu espaço para crescimento em participação de mercado. Gostaria de saber de vocês o que pensam sobre as seguintes questões:
A) Se ela manter a sua participação no mercado ou sofrer algumas perdas pouco significantes o valor da empresa segue o mesmo, aumenta ou diminui?
B) Quais seriam os fatores para avaliar se uma empresa que domina o setor está perdendo o valor? Sei que podem ser diversos, mas se pudessem citar alguns ajudaria bastante.
C) Se ela apenas andar de lado no lucro, caixa, dívidas e outros dados ela mantém o seu valor, sobe ou perde? Haveria alguma diferença por ela ser absurdamente grande no nosso mercado ou analiso como as demais empresas?
OBS: Acredito que não exista uma resposta única para essas questões, mas lendo um pouco sobre o que vocês pensam acho que fica mais fácil para formar minha opinião. Citei aqui o caso da AMBEV, mas acredito que as questões se aplicam a outras empresas com market share semelhante.
PS: havia postado inicialmente no mural da AMBEV, mas o Bastter pediu para postar aqui.