Colegas, preciso de um conselho de vocês que são pessoas mais vividas.
Vocês já chegaram em algum ponto da vida onde devem decidir entre aporte OU estudo?
Se sim, o que fizeram?
- Minha situação:
Estou terminando minha RE (graças a Deus pensei que nunca iria chegar la) e ano que vem quero começar a investir em RV e RF, que já estudo há alguns meses na bastter.com.
Porém, sou recém-formado e a empresa em que trabalho me recomendou uma série de cursos para 2019, onde pagará 50% do valor e eu pago os outros 50%, visando melhorar meu conhecimento na profissão.
O dinheiro que seria para começar os aportes então (uns 15% do meu salário que consigo guardar), iria diretamente para esses cursos, que durariam o ano de 2019 inteiro.
- Estive pensando na situação, e percebi 2 lados:
a) Os gráficos da bastter.com sempre mostram que quanto antes começar os aportes melhor, e que os primeiros aportes são os que mais contribuem para o patrimônio final. Logo, quanto antes iniciar melhor (e sempre se recomenda guardar parte do salário ao longo da vida).
b) Em seus livros o Bastter sempre diz para focar em estudo, ser um melhor profissional, aprender ingles, etc. Então se você ganha pouco deve estudar mais e melhorar o salário (meu caso acredito).
O que vocês me recomendariam? Já tiverem em situação similar? Seria um sacrifício válido deixar de aportar por 1 ano para estudar mais após ter se graduado?
OBS 1: Lendo postagens antigas (
Bastter.com - % do salario para cada coisa) fiquei pasmo em saber que alguns membros conseguem aportar 50% do salário. Eu conseguia sempre entre 10 a 20%. Talvez se estudar mais agora consiga aportar mais no futuro, compensando os não-aportes de 2019.
OBS 2: Os tais cursos seriam também aos sábados, o que diminui minha chance de fazer uns bicos como garçom ou outros serviços que ajudariam n renda.
Opiniões, conselhos e voadoras são sempre bem-vindos.
Obrigado.