Pra quem não sabe, a Resolução nº 3.919 de 2010 do Banco Central estabelece, entre outras disposições, que as instituições financeiras não podem nos cobrar tarifas se nossa conta se limitar aos seguintes serviços essenciais: 4 saques por mês (i), 2 transferências bancárias dentro do mesmo banco (ii); impressão de 2 extratos (iii); e 10 folhas de cheque (iv), entre outros serviços gratuitos e ilimitados a todas as contas.
Alguém aqui faz uso desse tipo de conta? Acham que vale a pena?
Eu penso que sim pelas seguintes razões:
1 - numa viagem país adentro, é bem possível que não haja agência ou caixa de seu banco e você fique impossibilitado de sacar dinheiro;
2 - se houver qualquer problema com sua conta principal (perda ou bloqueio de cartão, única agência da cidade fechada ou em reforma etc), você pode sacar do banco "reserva";
3 - se houver algum problema mais sério com sua conta principal, você não precisa ter o trabalho de abrir uma conta nova, pode sói transferir dou outro e fazer um upgrade do pacote de serviços por telefone ou internet.
Particularmente, depois que descobri isso recentemente abri uma conta dese tipo no bancão amarelo (consegui abrir pelo app e mandam o cartão pra residência), embora quisesse mesmo abrir no bancão vermelho (são os únicos dois na cidade em que moro e trabalho). Quando fui a uma agência do bancão vermelho, falaram que podia evitar a fila e abrir pelo app, o que aceitei prontamente.
O app é todo complicado e cheio de restrições, não dá nem pra escolher a agência que quer, só as três mais próximas da residência (que não era mais próximas coisas nenhuma). E, pra piorar, me ligaram dele hoje dizendo que minha renda seria alta pra essa conta (que é a mais básica de todas) e queriam que me tornasse um cliente Prime pra poder ter melhor atendimento e mais crédito. Eu falei que não tinha interesse, que só precisava dessa conta pra fazer 1 ou 2 saques por mês. Basicamente a funcionária me negou a abrir a conta. Toma-lhe reclamação no BACEN, bancão vermelho.