Bom dia pessoal, mil desculpas pelas perguntas básicas, sou assinante faz pouco tempo e ainda estou aprendendo.
Minhas principais dúvidas são:
Invisto desde 2015 em RF apenas, infelizmente não conhecia o site e fiz alguns investimentos em CDB e LCI. Coloquei esses investimentos no BS mas não estão sendo contabilizados na aba de IR, estou fazendo alguma coisa errada? Os investimentos em TD deram certo ao que me parece.
Minha outra dúvida é a seguinte, estou interessada em investir em algumas ações, li os livros e achei relativamente tranquilo a parte de escolher alguns ativos para buy and hold (na verdade o site e o empenho dos colaboradores faz a análise das empresas ficar extremamente fácil, e me identifiquei muito com a filosofia de tranquilidade financeira, parabéns aos envolvidos), porém estou no momento estudando a parte de IR e fiquei extremamente perdida, tanto que resolvi esperar 2019 para comprar os ativos pois não quero começar sem entender.
No momento meu pai me ajuda com o IR e sempre usamos o informe dos rendimentos da corretora e banco para fazer o mesmo, mas agora com meu interesse em RV quero tomar as rédeas dessa situação. Como vou saber em que parte do IR declarar essas ações? Devo declarar toda compra? O que é DARF gente? Onde aparece todos esses dados de imposto que vcs falam, no momento da compra a corretora informa?
Gente desculpa mesmo essas dúvidas tão básicas, sou uma negação com números e estou lendo tudo que posso avidamente mas ainda estou muito perdida!