Dúvida frequente: O que são FIIs destinados para IQ? Qual o impacto de investir em fundo IQ se não sou IQ?
Vou separar a resposta em duas partes: a parte do cotista e a parte do FII.
Cotista: IQ são investidores que tem mais de R$1 milhão investidos e atestam essa condição por escrito à corretora. Também são considerados IQ quem tem certificação relacionada ao mercado, como CNPI, mesmo sem ter R$1 milhão investido.
E como isso é verificado?
"Art. 54. A qualidade de investidor qualificado deve ser verificada:
I – no ato da subscrição pelo administrador; e
II – na negociação em mercado secundário, pelo intermediário."
Antigamente as corretoras se atentavam bem a essa condição no caso I. Mas no caso II (negociação normal do dia a dia) não. Agora começaram a se atentar a isso, por isso várias pessoas se surpreendem ao não poderem mais comprar/vender os FIIs que já compraram anteriormente
Da parte do fundo:
- Remuneração do administrador pode ser diferente dos 2 critérios já pré-estabelecido pela ICVM 472 (São eles: percentual sobre valor de mercado ou percentual sobre valor contábil. Atenção: FIIs que já existem com outras formas de remuneração é porque foram aprovadas por seus cotistas em assembléia)
- FII para IQ pode aceitar títulos e valores mobiliários na integralização de cotas. Ao invés de pagar com dinheiro a emissão, o cotista IQ paga com algum título ou imóvel. Tem fundos institucionais que foram integralizados com o próprio imóvel em que o FII passou a investir;
- Podem dispensar emissão de prospecto;
- Podem dispensar anúncio e início e de encerramento de distribuição;
- Podem dispensar laudo de avaliação dos bens integralizados na primeira hipótese que mencionei;
- Podem ter mais de uma cota com direitos diferentes (como se fossem "PN" de FIIs)
Como podemos ver, a maior diferença em FII para IQ ou não é no momento de criação; muitos FIIs de investidores institucionais (Os FIIs não listados ou ilíquidos) são criados com essas condições "diferenciadas". Para os FIIs de varejo, não faz diferença depois que o fundo está em operação.
Portanto, a maior diferença é para o cotista