Pessoal, vou postar aqui um resumo das provas que participo pra ficar como referência e base para quem quiser um dia saber como é. Se vocês puderem fazer o mesmo seria legal porque geralmente é difícil encontrar informação relevante na internet sobre estas provas (se são legais, caras, se é fácil ou difícil, como se preparar, qual o nível que preciso estar para participar, etc).
O @bastter fez um relato do L’Étape 2017 aqui (
https://bastter.com/mercado/grupos/forum.aspx?g=71&t=819693) e eu fiz do de 2018 aqui (
https://www.bastter.com/mercado/grupos/forum.aspx?g=71&t=840942). Tem também uma descrição da GFNY no mesmo tópico.
Bom, a inscrição custa uns 250R$ e não dá direito a nada (camisa, bretelle, etc). Só participação e medalha de finisher. A organização da prova é boa, como é em um autódromo é fácil estacionar, tem banheiros para se trocar, brief da prova, etc. Montaram um ponto de hidratação permanente logo na reta principal, ao lado da largada. Tinha disponível água e água com isotônico, então não precisava nem ficar carregando as caramanholas cheias na bike (menos quilos pra levar junto). Eu fiz a burrada de começar com as caramanholas cheias... depois de um tempo me liguei e me livrei delas rsrs.
Tinha também uns três pontos de manutenção no circuito para troca de pneus, rodas, corrente, etc. Não precisava levar nada contigo durante a prova, só a bike mesmo.
O circuito é muito bom, tem duas subidas brabas (a subida oposta a reta e a reta em si também é feita em subida) o que cansava bastante (principalmente depois de duas horas de pedal), o resto do circuito era descida pura com curvas (tipo, descida que dava pra chegar a 70km/h) essa parte era muito divertida.
Nível da prova alto, tinha dois pelotões fortíssimos, um formado pela turma pró e outro pelo turma sport. O resto do povo pedalava sozinho, sendo eu um deles kkk. Isso era ruim porque ventava bastante então os peões fracotes como eu pegavam vento na cara o tempo todo hehehe.
O asfalto era excelente, lisinho, vc não sentia nenhuma ondulação, dava prazer pedalar, fazer curva. Qualquer bike speed faz tranquilo, não precisa de nada muito sofisticado não. Porém acertar a relação/troca de marchas foi difícil porque o circuito é bem alternado entre subidas e descidas e curvas então tem que trocar marcha o tempo todo. Eu levei pelo menos uma hora para acertar as trocas e decorar qual marcha certa para cada parte da pista.
São três horas de prova, vence quem fizer mais voltas. Tem um site que fica mostrando os tempos ao vivo para a turma da torcida acompanhar. Diferente das provas de rua onde é raro o pessoal acompanhar o tempo todo, nestas fechadas é legal porque tem torcida toda hora, dá uma empolgada boa.
Não foi super difícil, depois de duas horas cansa um pouquinho porque você fica repetindo tudo, paisagem, esforço, não tem elemento surpresa... tem que ter resiliência e procurar distração para aguentar... mas achei muito legal... não tão legal quanto uma prova de rua mas ainda assim bem divertido.
Bati 70km em três horas, com 1.718 de elevação, velocidade média de 22,2km/h. Não fui muito bem, minha meta era uns 25km/h de média mas valeu a experiência.
Alguém daqui participou?
Abs!