Data original: 03/12/2018
1) Evite usar o medico do plano. Se tiver condição pague a consulta particular, isso vai te proporcionar um atendimento com tempo adequado e atenção maior.
2) Evite ter vários médicos. Tenha um só de confiança e só vá ao especialista se ele indicar. É muito difícil manter contato com outros médicos de todos os pacientes que temos.
3) No dia da consulta: separe os exames do ultimo ano e receita médica completa (evite levar caixa de medicamentos)
4) Chegue 20min adiantado, esse tempo é importante para que você organize o que precisa na clinica antes e te dará tempo de deixar a mão os papeis necessários à consulta.
5) Desligue o telefone ao entrar na sala. Vocês ficariam impressionados com o número de pacientes que gastam parte da consulta atendendo telefone
6) Ao ser perguntado o motivo da consulta, diga o principal motivo que o levou a procurar atenção medica e tente detalhar o máximo o que você está sentindo.
7) Evite usar termos médicos ou leigos que indiquem diagnóstico, isso pode induzir o raciocínio do profissional de saúde. Exemplo “vim pq tenho reumatismo; vim pq tive um principio de infarto”
8) Responda de forma sucinta sem divagar. É muito comum que uma pergunta simples como: “o sr sente dor na mão?”, se torne uma explicação sobre como há 30 anos o paciente trabalhava na indústria automotiva (é serio!!!). Se a pergunta for direta, responda de forma direta.
9) Saiba de todas as internações, cirurgias e doenças prévias que você já foi diagnosticado. Isso influencia diretamente na escolha do tratamento e até no diagnóstico atual.
10) Durante o exame físico, deixe o médico seguir a sequência dele. A maioria cria uma sequencia de exame físico e repete em todos os pacientes, é a forma mais simples de não esquecer nada. Se ao final você sentir que alguma parte não foi examinada você pode pedir que o medico a avalie.
11) Quando o medico for te dizer a hipótese diagnostica preste atenção e anote de preferência. Lembre-se que nem sempre é possível estabelecer um diagnóstico com precisão na primeira consulta, seja paciente.
12) Evite fazer a famosa pesquisa no google sobre o diagnóstico. A maioria dos sites de saúde contém informação de baixa qualidade e tem um viés grande em relação a gravidade do quadro. Se for de seu interesse peça a seu medico uma fonte de estudo confiável.
13) Se quiser uma segunda opinião procure um medico de qualidade e confiança. Mas tome cuidado para não pular de médico em médico até encontrar aquele que te diga o que você quer ouvir. Essa história é comum: “Fui em 5 reumatologistas e os 5 falaram que tinha que usar um imunossupressor pra artrite, ai fui em outro e ele disse que só fisioterapia resolvia, esses médicos não sabem nada” 6 meses depois a mão está destruída e nunca mais vai voltar ao normal.
14) Faça os exames solicitados e use os medicamentos como recomendado. Evite induzir o medico a tirar seus medicamentos.
15) Evite se auto-medicar, outra vantagem de ter um medico particular é que você consegue contato mais fácil com ele. Se surgiu algo novo busque orientações.
Aberto a sugestões da comunidade para complementações