Data original: 07/12/2018
Vira e mexe alguém aparece aqui dizendo que tem dificuldade em aprender inglês, que não consegue botar pra frente essa ideia e etc. Achei que seria interessante ter um pequeno tutorial de uma das mil formas de aprender a língua. Resolvi postar o método que tou usando e que tá me servindo muito bem. Antes de postar pensei em fazer um chat mostrando as ferramentas e tal mas ia ser um chat curto então um post deve resolver.
O método não foi criado por mim. Como já comentei, é o método de um cara que inclusive é usuário da Bastter, mas muitas pessoas podem não conhecê-lo ainda e como não posso fazer propaganda, vou resumir partes do método aqui:
1. Só se aprende a falar e escrever se você sabe ler e ouvir
Muito cursinho de inglês já coloca o iniciante pra falar aqueles diálogos bem chulos estilo "the book is on the table" sem o aluno ter quase nada de vocabulário em inglês. É necessário conhecer as palavras e os significados antes de sair escrevendo e falando. Gramática é o que menos importa aqui. Deve-se saber muitas palavras e expressões em inglês.
2. Como aprender palavras e expressões em inglês de forma prazerosa
Lendo e assistindo o que você gosta. Gosta de Harry Potter? Pegue o livro em inglês e comece a ler. Gosta de Breaking Bad? Assista a série com legendas em inglês. Priorize fazer muita coisa em inglês. Mude o idioma do seu celular para inglês. Escute muitas músicas em inglês. No começo, se você não sabe muita coisa, o estudo vai parecer muito travado e pode ser desmotivante. Ao ler o livro você vai parar muitas vezes pra procurar o significado da palavra. Ao assistir a série você vai pausar várias vezes porque não entendeu várias palavras.
Persista e não desista. Eu não comecei do zero, já tinha uma bagagem, e mesmo assim no começo foi meio travado. Mas tou nessa rotina há meses e consigo ver que tá dando resultado.
3. O que fazer com as palavras que não sabe?
Ok, você travou em alguma palavra, viu o significado, entendeu e pronto. Segue em frente?
Não. Você deve guardar essa palavra ou expressão para estudos futuros. E como guardar?
4. Use softwares de flashcards
Flashcards te ajudam muito a memorizar qualquer coisa na vida. Não só no aprendizado de línguas. Eles se baseiam em memorização frequente e repetitiva. Se você não sabe tal palavra, verá a mesma palavra mais vezes no software. Se você já memorizou bem a palavra, irá vê-la na revisão depois de mais tempo. Eu uso o Anki, que é o mesmo que o usuário que falei recomenda.
5. Usando o Anki

Instale o software em seu pc na página oficial (
Anki - powerful, intelligent flashcards). Também existe o app dele para Android (AnkiDroid) e para iOS (Anki, mas este é pago no iOS). E o mais legal de usar tanto no pc como no celular é que você pode ativar a sincronização dos dados. Ao clicar no "AnkiWeb" acima você cria uma conta no site e pode sincronizar com seus dispositivos e computador. Assim você pode estudar tanto em casa como em outro lugar usando o celular.

Essa é a tela principal dele. Ao iniciar, clique em "Add", é o botão para criar novas frases e pode-se criar um novo deck (pacote de cards) nele também.

Essa é a tela de "Add". Em "Deck" você pode criar um novo deck de cards. Se for adicionar cartões novos ao deck atual, só digitar em "front" a frase ou palavra em inglês e no "back" a tradução ou significado. O ideal é não adicionar palavras soltas e sim frases.
Em vez de "Foray" no front e "incursão" no back, adicione "My first foray into the world of fiction" com a tradução da frase no "back". Mas procure sempre adicionar frases nas quais só há uma palavra que você não conhece o significado. Adicionar frases com muitas palavras desconhecidas não rende e trava o estudo. Adicione quantas frases você puder, mas tente umas 10 a 20 frases por dia pelo menos. E revise-as todos os dias de forma séria. No momento da revisão, ao abrir o back' do card, você verá algumas opções. Tente usar somente as opções "again" e a "good", não usando a "easy". A easy seria se você já memorizou bem a frase mas só a verá novamente com muito tempo. Usando a "good" você verá em menos tempo.
6. Onde pegar as frases?
Nos livros que você lê, nas legendas das séries. E a tradução você pode usar sites de tradução como google translate e reverso context (uso muito este e recomendo), para adicionar a tradução no "back" do card.
7. Extensões do Anki
O anki tem extensões excelentes. Uma delas, "Awesome TTS", te auxilia a incluir áudios em seus cards. Assim você estuda o reading e o listening ao mesmo tempo. Só ir em "Tools > Add-ons" e procurar por Awesome TTS. Ele usa a engine do google mas tem outras engines lá para a tradução. Assim, ao clicar em adicionar a frase no card, deixando o seletor no fim da frase você pode adicionar áudio clicando no símbolo de som da imagem acima ou apertando ctrl + T (ou command + T em Mac). Escolha a língua e a engine de tradução e adicione as frases. Você pode folhear outras extensões interessantes na página deles.
8. Ok, tudo montado, o que fazer agora?
Use e abuse do Anki. Adicione frases todos os dias. E para adicionar você vai precisar ler. Para ser prazeroso, faça como falei, lendo livros que gosta, séries que gosta, mas livros e séries que já tenha assistido, pois isso facilita muito no entendimento do contexto da situação e facilita o aprendizado. E após adicionar faça as revisões. O Bastter postou um link em inglês? Abra o Anki e o Reverso Context e adicione o que não entender lá. Você vai ver que com a persistência até o entendimento de gramática vai ser internalizado, sem estudar nenhuma regra gramatical.
E além disso, à medida que avança no estudo, tente começar a tirar as legendas das séries e filmes e fique 15-30 minutos escutando inglês nativo sem nenhuma legenda. É ótimo para treinar o ouvido no listening.
E depois de um tempo recomendo começar a tentar escrever em inglês. Tente escrever qualquer coisa. Por mais que você tenha habilidade em ler e ouvir, terá que desenvolver a habilidade de escrever para tornar o aprendizado mais completo. Assim como terá que tentar falar inglês com outras pessoas e pra isso existem outras ferramentas.
Como o tutorial já tá gigantesco e é mais focado em quem quer começar, não vou me alongar mais. Nada disso fui eu que inventei, só peguei o método que disse e vi que realmente está funcionando pra mim, ando notando que eu realmente tou evoluindo. Espero que seja útil pra quem quer começar e não sabe como.