Fiz uma previdência privada para o meu filho Prev Educar no Santander PGBL em 2011, infelizmente caí na conversa do gerente do banco que perguntou se eu já tinha pensado no futuro do meu filho.
É um fundo conservador aplicado em renda fixa CDB e Títulos Públicos, (informação do Banco). Após avaliar as rentabilidades do anos observei que descontando a taxas a rentabilidade estava pior que a poupança.
Este ano falta fechar Dezembro mas a rentabilidade total até hoje descontando as taxas está em 2,80%
Dados do Plano:
Início da Vigência - 04/07/2011
Periodicidade - Mensal
Tipo de Renda - Mensal Vitalícia
Início da Renda - 22/03/2026
Nome do Plano - Santander Prev Educar - Santander FI PREV FIX INVEST RF CP.
Taxa de Administração - 3,2 %
Taxa de Carregamento - 3 %
Fundo Conservador - Aplicado em CDB e Títulos Públicos
PGBL
Não tem multa para resgate, pago IR no resgate (Média)
Não sou obrigado a fazer aportes mensais , posso suspender.
Parando de fazer aportes mensais, vou pagar taxa administração anual 3,2%.
Caso Solicitasse o resgate hoje pagaria 27,2% de IR(Média)
Minha Dúvida é como calcular se vale a pena resgatar e aplicar em algum CDB ou Tesouro IPCA próximo a data de vencimento do plano(2026). Ou não solicitar o resgate e aguardar mais alguns anos para diminuir a porcentagem de IR, visto que o plano é Tabela Regressiva de IR e o minimo é de 10% para acima de 10 anos.
Obs. Parei de fazer aportes mensais e estou comprando títulos do tesouro Tesouro IPCA +2035.
Comecei a estudar sobre investimentos a quase um ano e conheci Bastter.com, sou membro novo.
Quem puder me ajudar ou corrigir caso tenha analisado erroneamente, desde já agradeço.