Inspirado pela venda da Red Hat, levanto aqui dúvida sobre qual o comportamento mais adequado no caso de quem tem ações de uma empresa (muito boa) que vai ser comprada por outra.
A Red Hat é empresa para casamento, mas foi acertada e aprovada internamente sua venda para a IBM, pelo preço de 190 USD por ação, em operação que deverá ser concluída na metade de 2019, segundo anunciado.
Assim, a RHT vai virar IBM e desaparecer.
Como é óbvio, empresa que vai deixar de existir não tem valor no longo prazo, então sei que devo vender as ações a preço de mercado.
No entanto, há bastante ruído no processo de aquisição e muitos analistas (especuladores safados) estão indicando que o negócio vai ser desfeito por problemas legais. Como consequência, o preço das ações da RHT estão oscilando na casa dos 170 USD e não chegam ao valor ofertado pela IBM.
Para mim, que já tenho ações da empresa e que conheço o provável futuro preço das ações, resta alguma opção além de ser sardinha?
Vejo os seguintes cenários:
i) ESPERAR:
a primeira ideia é sentar nas ações até chegarem a seu "preço final" de 190 USD, com ganhos de cerca de 11% em relação ao preço de hoje e 55% em relação a meu preço de compra (122 USD).
Caso a aquisição não se concretize, como apostam os especuladores, pederei os "ganhos", mas continuarei a ser sócio da RHT, que é muito boa.
ii) VENDER HOJE:
ao vender agora, por 170 USD por ação, perco os 11%, mas vou ganhar bastante em relação a meu preço de compra e, mais importante, vou liberar recursos para comprar, imediatamente, ações de uma outra empresa que tenha valor no longo prazo.
Nesse caso, se a venda não for concretizada, não serei mais sócio da RHT, mas posso usar o mesmo montante da venda para recomprar suas ações.
iii) sardinha-mor da Torre do Tombo:
alavancar muito mais ações da RHT pelo preço atual de 170 USD e revendê-las a 190 USD, com ganhos "garantidos" de 11%, para a IBM em meados de 2019.
No caso, se os especuladores estiverem certos e a aquisição não se realizar, o prejuízo só será menor do que a minha humilhação.
Abs