Primeiro não temos como prever o futuro mas é altamente improvável que nunca mais tenha uma grande queda e se não tiver é melhor estar preparado e não acontecer do que acontecer e não estar preparado.
Então o que pode fazer para se preparar:
- Saber que é burro e saber que vai sofrer - Os que falam que não vão vender porque entenderam a filosofia, que não tem problema nenhum, vão ser os primeiros a vender. Na hora é pika, até para quem entendeu e decorou tudo. É pika até para quem já passou por outras quedas. Você tem de passar por isso sem vender, mas vai doer, não se iluda.
- Compreender que se você não passou por uma grande queda de anos e anos, não sabe nada, não sabe como vai reagir na hora. Prepare-se adequadamente e deixe de ser arrogante.
- Estudar o material básico do site, os livros, etc. Só isso não basta, mas ajuda. Sem isso fica complicado.
- Se afastar de todos os sites de sardinhagem, sites de bullshit, foruns de sardinha, midia de manada, etc. Na hora se tiver acompanhando essas coisas não vai resistir.
- Dar a Bolsa é investimentos a importância que eles tem = Pouca. Se ficar dedicando sua vida a isso, indo a todos days, sei la o que, analisando trimestral ate a morte, quando ficar 6 anos em queda não vai resistir porque aquilo é a coisa mais importante da sua vida. E o day sei la o que num período de queda é só sardinhagem e perguntas sobre cotação
- Diversificação - MUITA diversificação em diversas categorias de ativos, em ativos dentro das categorias e no exterior também. Repito. MUITA DIVERSIFICAÇÃO. Sem isso pode fazer todo o resto que não vai adiantar.
- Análise simples de empresas, de preferência só usando os quadros simples. O mesmo vale para os outros investimentos. Uma análise simples varia menos, e tem menos chance de ficar arrumando desculpa para vender no fundo que a empresa piorou.
- Desligar o financeiro do Bastter System e olhar o minimo possível. O ideal é manter sempre desligado, mas se começar a desabar desligue mesmo, não olhe. Ok, está se enganando mas não importa, ajuda a passar por isso. Não olhe.
- Não olhar cotação, já vá treinando durante a alta, você vai conseguir uma hora abstrair e mesmo que olhe não vai ver.
- Não ficar que nem sardinha dizendo que bom que ta caindo porque ai compro mais, e mais barato. Isso é só uma forma de enganar o desespero, e não vai parar de cair enquanto você não desistir e vender tudo no fundo.
- Não repetir babaquices de manada que nem que na crise tem os que choram e os que vendem lenço. Todo comportamento de manada leva a venda no fundo e manada 2 que é a manada que acha que é esperta e que vai contra a manada, é a que mais ferros leva.
- Nunca falar dos seus investimentos para ninguém. Na alta fica tirando onda e querendo dar aulas. Na queda tem de aguentar o cunhado falando que você é burro é que ta perdendo um dinheirão com ações porque não vendeu no topo quando ele avisou, e outras pessoas te enchendo o saco. Não é fácil e qualquer coisa que irrite nessa época por levar a vendas no fundo. Nem fale que investe em ações. Não fale nada, diga que a situação tá difícil, que tá devendo dinheiro, assim te esquecem.
- Pare de ficar deslumbrado com ações e querer dar aulas para os outros. Na alta você não está ganhando porque é o novo Buffet. Qualquer imbecil ganha na alta, tudo sobe. A Bolsa não perdoa arrogância. Vai ser o primeiro a vender no fundo.
- Compreender bem o que é ser sócio, ter uma parte de uma empresa e não ter um papel. Mesmo nos FIIs ter uma parte de um imóvel. Compreendendo que tem partes de empresas ou imóveis fica mais fácil ver que a cotação não influencia no seu patrimônio no curto prazo.
- Nunca em hipótese alguma meça rentabilidade ou qualquer métrica, seja de dividendos, renda passiva, o que for. Qualquer métrica vai levar a vendas no fundo. Na crise braba vai tudo para o buraco.
- Focar no seu trabalho sempre. Focando no trabalho da para esquecer os períodos de queda e saber que está aportando e evoluindo o que facilita passar por essa fase
- Esporte - Praticar esporte diminui a ansiedade, faz ter outros objetivos, e ajuda a não vender.
- Focar na família, entender o que realmente importa na vida.