A gente aprende no site a todo ano fazer um estudo anual das nossas empresas, analisar balanços, etc.
Mas aprendi mais ainda aqui no site que, mais importante que nossas empresas, somos nós mesmos. De nada adianta eu estudar 10h por dia como uma empresa faz dinheiro se eu não aporto muita coisa e se não tenho saúde pra usufruir o dinheiro daqui um tempo.
O site tá tomando um caminho focado mais no indivíduo do que no mercado e acho isso fenomenal.
Então tou criando este tópico pra que o pessoal faça essa reflexão. Reflexão sobre o que foi feito durante o ano focado em ser uma pessoa melhor e um profissional melhor.
Todo fim de ano, por mais que eu não me importe muito com isso, eu terminava pensando "não fiz nada de útil pra mim durante o ano". Sempre ficava ciscando no que eu poderia fazer pra mudar (como um concurso público novo, um mestrado...) e no final não fazia muita coisa. E me confiava no meu emprego pra ser um pouco acomodado, mesmo desconfortável com isso.
O ano passado terminou bem complicado financeiramente falando pra mim. Comecei este ano praticamente sem reserva de emergência. Foi um ano que aportei somente em poupança.
Mas este foi um ano que descobri uma nova área profissional que gostei muito. E se abriram diversas potenciais oportunidades profissionais que eu posso explorar num futuro próximo.
Foi um ano que obtive uma merrequinha em renda extra fora do trabalho, com perspectiva de melhorar isso no próximo ano. Por muitos anos minha única renda foi meu salário em um único emprego.
Foi um ano que aprendi mais inglês do que durante bons anos da minha vida.
Foi um ano que confesso que fiquei meio em cima do muro com atividade física, não me tornei sedentário mas não fui muito "até a morte" como gostaria, então é algo a melhorar.
E pra fechar com chave de ouro, eu, um tímido servidor público da área de educação e formado na área de saúde, dei um chat no site sobre programação, quanta audácia rs
Eu vejo virada de ano como somente um dia comum após o outro, mas muita gente faz reflexões sobre o ano que passou, então achei legal criar esse tópico pra fazer o povo refletir mais na própria vida e menos no mercado. O foco no mercado só vai fazer mal à saúde numa próxima queda. O foco em si te traz confiança e segurança pra enfrentar muitas adversidades na vida.