Em se tratando de investimento, o primeiro contato que a grande maioria dos brasileiros tem com esse assunto é especulação (seja por meio de trade, pirâmide, giro de patrimônio, etc).
Isso quer dizer que os investidores começam a investir de maneira orgulhosa e vislumbrada, na fantasia que irão obter altíssimos retornos no curto prazo. Ou seja, criam um plano individual mirabolante, superestimando o próprio valor pessoal, achando que tem capacidade de superar o mercado e de ficar rico da noite para o dia.
Acontece que existe o trade-off das finanças, em que o retorno é inversamente proporcional ao risco. E é o risco que humilha o investidor. É o remédio para o orgulho. É ele quem traz o investidor para o caminho da humildade.
Foi assim comigo e imagino, pelos relatos dos foristas daqui, que foi assim com muita gente.
Eis que nessa fase surge a Bastter.com, na pessoa do Bastter.
É o Bastter que nos ensina a investir e, muito mais que isso, nos ensina a ser humilde nos investimentos.
Primeiro, ter a humildade de reconhecer que somos burros. Este é o maior ensinamento.
Segundo, ter a humildade de saber que nossos maiores ganhos são provenientes do nosso trabalho, com isso nos torna cada vez melhor em nossas profissões.
Terceiro, ter a humildade de reconhecer que a família é nosso maior bem, com isso nos faz praticar atividade física e passar mais tempo com nossos entes queridos.
Só quem recebeu, aceitou e aprendeu com uma voadora é que sabe o que é ser humilde nos investimentos.
É com isso que venho, humildemente, pela primeira vez, agradecer a todos desta comunidade e, principalmente, ao Bastter, como também venho desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muita #PAS!