Srs., bom dia!
Tenho razoável experiência com corrida de rua e amo essa atividade. Sou amador e corro pra melhorar saúde e bater minhas próprias metas. Tenho praticado 3 vezes por semana, 10km cada, além de tentar correr uma prova por mês. Moro no interior e isso é um pouco complicado!
Ocorre que passados meus 42 anos, o joelho já costuma não gostar muito do que tenho feito com ele! Pensando nisso, resolvi começar no pedal com o objetivo primeiro de intercalar com as corridas! Minha experiência de pedal é zero! Apenas andava de bicicleta na infância...
Pergunta nº 1 aos que praticam as 2 atividades: é possível esperar que a inclusão do pedal intercalado com a corrida possa promover algum fortalecimento nos joelhos de forma a melhorar a qualidade da corrida? Vejam que eu não estou lesionado, mas tenho a sensação que se continuar só correndo vou me lesionar mais cedo ou mais tarde, já que o joelho fica "cansado" após os treinos... Li apenas uma vez um único depoimento de alguém que escreveu que parou de sentir dor nos joelhos depois que começou no pedal + corrida, mas gostaria de outras opiniões.
Pergunta nº 2 aos que praticam as 2 atividades: Pra quem está acostumado a correr 10km, já com um condicionamento físico bom e dentro do peso ideal, quanto seria interessante estipular como meta (tempo ou quilometragem) para os primeiros pedais? Ou modificando a pergunta: uma corrida de 10km equivale em "esforço" a quantos km de ciclismo? Apenas acrescentando que a bicicleta que comprei e está a caminho é MTB e o pedal será no asfalto. Não comprei speed porque aqui na minha região tem muitas estradas de terra e vou pedalar também nelas eventualmente... Se fosse pra chutar eu começaria com algo entre 20 e 30km de pedal no asfalto. Será que é por aí?
Tenho muita esperança de "aprender a gostar" de pedalar, já que até hoje a única atividade física que me motiva e que eu gosto é a corrida de rua! E outro detalhe: eu não passo nem perto de academia! Musculação é aquilo que eu mais odeio fazer como atividade! Por mais que digam que é importante o fortalecimento muscular dos quadris, por exemplo pra quem corre, eu não consigo me imaginar preso em uma academia...
Obrigado antecipadamente pelas sugestões.