Estou em uma aparente contradição de princípios bastterianos e gostaria de saber opiniões dos colegas.
Conheci a Filosofia Bastter há menos de 3 meses e fiquei encantado com a sua simplicidade e praticidade, venho estudando sobre mercado de capitais há aproximadamente 7 anos, fiquei uns 4 anos em banho-maria, quando dei entrada em apartamento, troquei de carro e pouca coisa sobrava para investir. De uns tempos pra cá, mais precisamente do início de 2016 pra cá voltei a poupar e aplicar minhas economias.
Aplicava em tesouro direto, fundos de renda fixa, fundos imobiliários e fazia uns "trades" com ações e mini índices. Acabei dando sorte de não tomar prejuízos durante esse tempo e permaneço vivo!!

Graças a Bastter.com, não entrei em uma PP que já estava com os recursos separados para entrar agora no final de 2018, de olhão grande na restituição de IR eu ia botar uma graninha considerável em um PGBL e iria adquirir uma dor de cabeça a longo prazo... hehe
Novamente seguindo os princípios Basster.com, fiquei tentado em virar gente e comecei a amortizar um financiamento imobiliário que possuo (diminuindo o prazo, claro), e a grana que eu iria botar na PP eu peguei mais um pouquinho e abati no financiamento, o que já diminuiu em mais de 25% do meu saldo devedor.
Hoje possuo um capital investido que é suficiente para quitar meu financiamento (sobrando merrecas), mas para fazê-lo estarei me desfazendo de ativos de valor.
Com redirecionamento dos aportes mensais, acredito que quitaria o financiamento em menos de dois anos.
Qual princípio se sobressai?
1. Não possuir dívidas (financiamento)
2. Não vender ativos de valor ou girar patrimônio
Aproveitando, gostaria de agradecer ao bastter.com por oferecer tanta informação de qualidade. Já recomendei o site para alguns amigos e até hoje não sei como demorei tanto para descobri-lo. Minha cabeça de sardinha ainda vive, menor do que ontem e maior do que amanhã. Não pode bobear...
Saudações voadoras