Caríssimos,
Já estudei praticamente todo material do site (incluindo os livros e discussões dos murais), mas infelizmente minha capacidade intelectual é limitada e, por isso peço ajuda para entender de forma básica o conceito de renda passiva.
Doze anos atrás, iniciei uma previdência privada (Brasilprev) com aporte mensais ininterruptos (hoje o valor atualizado está em 2.000,00) com a promessa de uma renda perpetua de 4.000,00. Hoje esse valor não chega a 3.000,00. Detalhe: 3.000 ou 4.000 ha doze anos tinha um "valor", para ter o mesmo valor de compra hoje essa quantia deveria ser algo em torno de 6.000 a 8.000.
A partir de outubro/2018 me tornei seguidor do Bastter, quase que na condição de um cego fanático de seita. Passei a investir 4.000,00 mensais, além dos proventos que vão entrando, diversificados em 80% em ações (15 ativos) e 20% em FIIs (5 fundos). Todos os ativos foram aqueles que considerei como de valor, independente de cotação, todos com lucros anuais crescentes e dívída equilibrada, Minha expectativa é, após 12 anos com aportes de 4.000 mensais, poder usufruir uma renda passíva, sem vender os ativos.
Minha dúvida: como devo esperar (ou o que será) a tal renda passiva? São os proventos pagos pelos ativos? Noto que os proventos (dividendos, JCP, rendimentos de alugueis) são pagos sobre o número de ações/cotas (sendo que o retorno dos lucros ocorre normalmente uma vez pro ano). Então, o certo para ter uma renda mensal, no meu caos, seria ter o maior número de ações/cotas possíveis.
Agradeço imensamente se alguém puder ajudar.