Olá bastterianos, tenho uma preocupação que imagino que muitos aqui já devem ter tido e queria saber o que posso fazer.
Eu sempre tive tendência a economizar, mesmo quando ganhava pouco pra comer quando garoto e estou evoluindo muito com as discussões de vocês pra construir meu patrimônio, porém meus pais não tem educação financeira e, apesar de terem ganhado uma boa quantia durante a carreira de autônomos, nenhum dos dois soube economizar ou investir em valor.
Fizeram muitas besteiras como consórcios, financiamentos ruins etc. Até aí, tudo bem, afinal ninguém precisa nascer sabendo e eles não tinham acesso a tanta informação na época. O problema é que eles não aprenderam com os erros e continuam sem perspectiva. Pra piorar, eles são separados e cada um deles está com seu companheiro(a) que também tem visão consumista sem planos de longo prazo.
Fico muito chateado, pois só nesse último ano, vi meu padrasto perder o carro financiado e meu pai perder uma casa também financiada, ambos porque não se planejaram pra imprevistos. Nenhum dos quatro envolvidos tem bens ou ativos, a não ser minha mãe que comprou um apartamento enquanto minha avó era viva.
Sei que deve partir de cada um a iniciativa de buscar melhorar sua própria vida e aprender cada vez mais, porém gostaria de poder ajudá-los para que não passem mais pelos mesmos perrengues, além disso, me preocupa o fato de eles estarem envelhecendo e não terem reserva pra cuidar da própria saúde que já está ficando debilitada, apesar deles serem relativamente jovens (estão quase nos 60).
Agradeço muitíssimo se alguém tiver conselhos ou já tiver passado por coisa parecida na família e quiser relatar.
Abração!!