Pessoal,
Certamente, se o título desse post cativou sua atenção e despertou o desejo de saber mais, afirmo que atingi meu objetivo. Embora tenha propositadamente utilizado um tom sensacionalista na chamada, fique tranquilo que ninguém aqui está sendo enganado: tudo isso aconteceu comigo no curso de um ano e estou aqui para compartilhar minha história e, com sorte, estimular aquela pessoa que só estava à espera de um empurrãozinho pra começar a trilhar uma vida mais saudável.
Como toda história, a riqueza da narrativa está nos detalhes. Sei que poderia deixar esse relato bem mais interessante, entrando em questões como mindset, plano de exercícios e vencendo seus próprios “demônios”. Porém optei por um texto mais objetivo, em tópicos, de forma que ninguém durma no meio.
Para quem não me conhece, em poucas frases:
- Usuário antigo na Bastter, 36 anos.
- Anos e anos de briga contra a balança (inúmeros posts aqui nessa área tentando emagrecer).
- Percentual de gordura acima de 35% e IMC na obesidade por mais de 10 anos.
- Péssimos hábitos alimentares: grande presença de farináceos, acúcar, gorduras e carboidratos simples na dieta, e total ausência de vegetais, grãos, água. Não conseguia sequer colocar verdura para dentro, pois “dava ânsia de vômito”.
- Sedentarismo.
A BATALHA
Durante os últimos 7 anos de minha vida, lutei muito contra a balança. Totalmente perdido, seguindo dietinhas (tanto as da moda quanto as que eu inventava da minha cabeça). Fazendo exercícios sem orientação e ciência por trás de minhas escolhas. Nunca tive muito sucesso, obviamente. Dependencia emocional com a comida, gordura visceral e insulina em níveis alarmantes, enfim, o pacotão da obesidade.
O GATILHO
No início do ano passado tive dois eventos de vida que me fizeram repensar profundamente meus hábitos em relação à saúde. A partir daquele momento, tracei uma dura linha e, com convicção, decidir mudar.
Mas não “mudar”.
MUDAR mesmo, em caps lock. Aquele wake up call que dificilmente alguém consegue fazer por você que não você mesmo.
O EXPERIMENTO
Como viciado em açúcar que sou, parti do princípio que moderação estaria fora de cogitação. Para trilhar esse caminho, teria que ser sem os ingredientes que me fizeram tão mal por todos esses anos. Observo que a abstinência total funcionou para mim e não estou recomendando que ninguém faça o mesmo.
Me propus um experimento de passar duas semanas comendo somente:
- Vegetais
- Carnes magras
- Grãos
- Carboidratos complexos
- Água (somente água)
Basicamente, comendo comida de verdade. Note que tudo o que não está aí (açúcar, farináceos, comida industrializada, laticínios, etc) não foi consumido.
Radical? Sim, também achei. Mas esse era a minha caminhada por duas semanas.
Durante esse período: dores de cabeça, irritabilidade, vontades incontroláveis de abocanhar o primeiro pão ou barra de chocolate que passasse em minha frente. Mas me controlei e segui com o plano por saber que seriam apenas duas semanas. Aliás, todos esses sintomas só reforçaram o meu nível de dependência da comida lixo, principalmente o açúcar.
Passadas as duas semanas, eu:
- Passei a tolerar vegetais (longe de gostar)
- Me sentia mais disposto ao acordar
- Não tinha mais vontades incontroláveis de doces (porém ainda tinha vontade de comê-los).
Resolvi ampliar o experimento para mais duas semanas, completando um mês. Os três pontos que mencionei acima estavam cada vez melhores. Sendo assim, resolvi ampliar por mais um mês, que facilmente viraram três e depois quatro meses.
Porém, lá pela marca dos 3-4 meses, algo louco realmente aconteceu.
Eu comecei a ter craving por vegetais: brócolis, pimentão, alface, etc. Já me pegava pensando durante à tarde na salada gostosa que eu comeria à noite. Coisas que eu só sentia com hambúrgueres e macarronadas, estava agora sentindo com comida de verdade.
É aquela máxima de que nossos corpos intuitivamente querem ser saudáveis e que basta dar o combustível certo com regularidade para que eles façam o resto.
O ESPORTE
Depois dos primeiros 6 meses comendo de forma extremamente saudável, percebi que minha alimentação já estava em piloto automático. Fui até a um nutrólogo para garantir que não estava fazendo nenhuma besteira. Tudo certinho. Exames de sangue perfeitos, com saúde que nunca havia imaginado ter. Porém, encontrava-me bem magro devido à colossal (e necessária perda de peso). Foi quando entendi que precisava colocar massa magra na carcaça, já pensando no velhinho que vai habitar esse corpo aos 90 anos.
Descobri e me identifiquei com a musculação. Começando com 3 vezes por semana, que subiu pra 4, que subiu pra 5 e que agora regularmente faço 6x por semana (no 7º dia eu coloco um aeróbio, pois ninguém é de ferro). Tudo com muita disciplina, seriedade e acompanhamento. Sem afetação.
OS AJUSTES
Trabalhar, cuidar da família e praticar exercícios diariamente certamente é uma tarefa difícil. Porém, um outro insight que cheguei à conclusão é que o hábito é o aniquilador das dificuldades. Somos seres de hábitos. Está em nosso DNA a capacidade de se acostumar com qualquer cenário. Então não tive muito problema em aceitar o desconforto de tentar encaixar tudo dentro de um dia de 24 horas, sabendo que logo mais o desconforto iria embora.
Para isso tive que alterar minha rotina. Acordar mais cedo para fazer exercícios. Adeus dormir à meia noite. Passei a acordar todos os dias às 5am para treinar. Trabalho de manhã/tarde e tempo para família das 18h às 21h. 21:30 todo mundo na cama.
FAST FORWARD PARA HOJE
- Sou muito grato ao eu de 1 ano atrás por ter iniciado essa caminhada tão necessária.
- Espero deixar o eu de 5, 10, 15 anos pra frente extremamente satisfeito também.
- Descoberta de sabores maravilhosos = prazer com refeições extremamente saudáveis
- Radicalismo com açúcar, farináceos, comidas industrializadas continua. Sei que são gostosas, mas hoje o significado de prazer mudou para mim.
- There is no finish line nos exercícios. Cada vez mais me desenvolvo e progrido, aumentando a massa magra e diminuindo o percentual de gordura. Meu eu velhinho vai agradecer muito por isso.
MINDSETS/ INSIGHTS QUE ME GUIARAM
- Essa é a MINHA jornada e de mais ninguém. Nao encho o saco de ninguém com ela. Eventualmente cozinho/ compro besteira para os meus filhos e esposa, pois eles não precisam fazer o que eu faço.
- Encarar de frente a abstinência foi, sem sombra de dúvidas, a coisa mais difícil que já fiz em toda minha vida. Aliás, esse é o problema em nossa sociedade. Não encaramos os nossos problemas e os tapamos com comida e afins.
- O corpo QUER ser saudável, mas nós não damos chance a ele. Alimente-o correta e consistentemente e se admire com os resultados que chegarão.
- Hábito é o aniquilador de dificuldades. No início tem que simplesmente fazer sem questionar. Sem exceção. Nosso objetivo tem que ser sofrer até deixar o hábito chegar. A partir daí a caminhada fica muito mais emocionante.
- Seu eu no futuro vai agradecer imensamente tudo o que você fizer hoje por ele. Assim como nos investimentos. Entendi que negligenciar nossa saúde é o maior egoísmo que podemos cometer com nossos entes queridos, pois serão eles que terão que abdicar de suas vidas para tomar conta de nós.
- Comida como combustível. Essa é a função principal dos alimentos em nossa vida. Claro que historicamente a comida possui forte valor social e tradicional, o que delega a ela um papel de conforto, entretenimento e afago. Porém é de extrema importância saber reconhecer os momentos de quando utilizá-la para tais fins (consciência).
- Resoluções de ano novo não funcionam. O que funciona é o seu gatilho para ação e poder interno para sair da inércia e seguir em frente.
- Afaste o mindset restritivo. Primeira pergunta que alguém que começa dieta faz é: “o que é que eu não posso comer?”. Essa é a receita para o fracasso, pois o cérebro só vai focar no que não pode. Como alternativa, troque a lógica por “o que é que eu posso comer?”. Um mundo de opções se abrirá aos seus olhos.
Pessoal, difícil colocar a trajetória de 1 ano dentro de um texto de forma resumida (claramente falhei), mas em resumo essa é a mensagem. Fico muito feliz em poder compartilhar isso com o grupo e estou super à disposição para continuar a conversa em caso de dúvidas.
Abraços!