Data original: 12/01/2019
Estudo muito interessante do Lancet que avaliou consumo de fibras, grãos integrais e índice glicêmico dos alimentos.
https://bit.ly/2RlJi1MO consumo fibras na faixa de 25-29g de fibra por dia se associou a redução de mortalidade geral, mortalidade cardiovascular, diabetes, infarto, neoplasia colorretal, AVC e redução de peso. O mesmo benefício foi encontrado para os grãos integrais. O índice glicêmico dos alimentos tb foi avaliado mas não foi tão relevante.

Eixo X = consumo diário de fibras em gramas
Eixo Y = Risco do desfecho ocorrer. Acima de 1 o risco aumenta e abaixo de 1 o risco diminui
No estudo foi avaliado a qualidade dos estudos envolvidos e a maioria tinha pelo menos qualidade moderada. Os trials de avaliação de perda de peso tinham alta qualidade. Segundo metodologia GRADE.
O risco de viés existe pelas características dos estudos envolvidos (grande parte observacional). Além disso existe uma tendência em estudos de epidemiologia alimentar a superestimar os efeitos (deixo isso pra outro post). Mas com a quantidade de estudos que existem, além desse próprio, HOJE parece bem provável que o consumo de fibras seja benéfico no longo prazo.
OBS:
1) O estudo não discrimina a fonte das fibras
2) Não se trata de suplementação de fibra e sim de pacientes que comem mais frutas e vegetais
3) A maioria da população mundial come algo em torno de 20g de fibra por dia
4) Não é pra ninguém ficar contando a quantidade de fibra que consome. Basta aumentar consumo de vegetais, frutas e grãos integrais caso já não consuma.