A galera viaja demais com esse negócio de CONTROLAR TUDO.
Querem tentar controlar as coisas até depois de morto.
Meus amigos, depois de morto acabou. Não tem mais nada.
Vocês entendem o conceito de VIÉS DE CONFIRMAÇÃO?
O viés de confirmação é aquela parada que faz nossa cabeça só focar no que acontecer e ignorar completamente o que NÃO ACONTECEU.
Exemplo: um conhecido de um amigo sofreu um acidente e ficou paraplégico, isso pode acontecer com qualquer um, preciso me proteger.
É verdade? Sim, é verdade.
Mas quais são as chances disso acontecer? Vocês tem noção?
Repare que vc disse "UM CONHECIDO DE UM AMIGO", vc andou 2 casas no círculo de amizades.
Se você tiver 400 conhecidos, e cada um deles tiver 400 conhecidos, já são 160.000 pessoas.
O acidente aconteceu com 1 delas. 0,00000625% de chances de acontecer.
Ah que exagero. Eu não tenho 400 amigos.
Ok, vc tem 80 e seus amigos 80 cada. São 6400. 0,00015%
Você tem noção do que é 0,00015%?
Você reparou que o seguro de vida da moda de hoje cobra uma mensalidade de cerca de R$350,00 SE VC MORRER OU FICAR INVÁLIDO sendo o que o PLANO DE SAÚDE que consegue USAR DE VERDADE todo o mês, inclusive fazer cirurgias (estomago, miopia, articulações e outras mil) por PRATICAMENTE O MESMO PREÇO (o meu custa R$400,00)? Estamos falando de probabilidades, plano de saúde vc realmente usa. ai não é o conhecido do seu amigo... é você, seu pai, sua mãe, e TODAS AS PESSOAS que conhece já ficaram doentes e usaram. é 100% de chances que vc vai usar.
Você paga o mesmo preço por coisas que tem probabilidades bem diferentes de acontecer.
(é claro que o seguro te paga uma bolada uma vez, o plano de saúde te dá retorno de menor valor, mas dá constantemente. Uma cirurgia no joelho que você fizer já pode custar R$80mil reais)
Só pra finalizar. Não estou desencorajando ninguém a não contratar seguro.
Contratar seguro é algo pessoal (e não confundam com investimento) e não devemos ficar nessa de "não faça, é uma merda, é jogar dinheiro no lixo"
Não é. é um seguro e vc faz se achar que deve.
Tem gente que faz seguro até de iPhone.
Tem gente que compra carro de R$100mil e não faz seguro.
Eu só fico triste com a enganação e apelo emocional que fazem em cima disso.
Ganham dinheiro em cima do medo irracional das pessoas.
O jogo deveria ser limpo, preto no branco. E não vender a possibilidade de você ficar em uma cadeira de rodas por um título de capitalização disfarçado de seguro.