Bom dia,
Essa é a primeira vez que escrevo aqui no Bastter.com. De antemão peço desculpas pelo tamanho do texto. Provavelmente os moderadores não vão ler tudo mas queria muito iniciar agradecendo. OBRIGADO!
Terminei 2018 determinado a ter mais controle sobre minhas finanças (custos, cartão, retorno de investimentos, etc) E ai começa a loucura deste sardinha, cadastramento em mailing de sardinhas.com renomados, elaboração de planilhas, conversas com gerente de conta, insanidade mental no ápice.
Primeiros dias de 2019 e acesso, sem querer, o bastter.com. Em poucas frases, a epifania:
0) Focar no trabalho
1) Poupar
2) Patrimônio não se gira, patrimônio se acumula
3) Taxa não ganha de tempo
4) Investir em valor
5) Família
6) Saúde
Cada um encontra a entrada desta trilha em um momento diferente. Eu encontrei agora e estudei tudo que me foi sugerido (roteiro de iniciantes, click da riqueza, pequeno manual...., SuperFaq, vídeos disponíveis no Youtube (incríveis)). Imagine a mente do sardinha aqui como está. Ainda bem que no SuperFaq tem a seguinte passagem:
"Você conheceu a Bastter.com, estudou e agora percebeu que investiu em um monte de coisa ruim e quer sair. O que fazer?
Em primeiro lugar fique calmo. Não precisa consertar sua vida da noite para o dia e isso normalmente não termina bem. O que importa é aprender com os erros e evoluir. Que amanha esteja melhor do que hoje. Aceite também que haverá perdas nesse processo. Normal, quando a gente erra, perdemos, mas perde muito mais por permanecer no erro."
QUE MENSAGEM meus amigos, chega a arrepiar aqui! É isso catso, to atolado na lama. Sempre achei que tivesse um conhecimento razoável, me enfiei em Fundos de Investimento em Ações (que tiveram bom retorno segundo os números apresentados e que hoje sei que não serve para nada! Amém), Fundo de Investimento Multimercado, COE, LCA, LCI, CDB de banquinho, cara que imbecil, que visão turva da realidade. Além disso sou correntista do banco judeu, forte financeiramente, mas pouquíssimas agências e um internet banking bem engessado (complica muito a questão da reserva de emergência). Onde vou sacar dinheiro em espécie se precisar num sábado à noite véspera de feriado? Aceito sugestões.
Hoje li a seguinte frase em um tópico de um assinante chamado OXE.
"...focar na simplicidade é um convite à humildade..." Obrigado por isso!
Eu ainda não sei como resolver essa equação que me meti, mas o primeiro passo eu já sei, parar de aportar. Acho que é o primeiro passo nessa trilha descoberta, uma trilha de muito desenvolvimento pessoal, humildade, simplicidade, valor, o resto é consequência.
Preciso conversar com a gerente do banco, explicar de forma transparente o que gostaria de fazer daqui pra frente, que infelizmente para eles vou parar de girar patrimônio tentando acertar o próximo investimento vencedor da moda. Preciso deixar claro o que gostaria:
1) Reserva de Emergência em poupança e como sacar num sábado à noite...
2) Cadastro no TD, pois entendo que o IPCA+45 é uma boa opção para Renda Fixa, pq permite o aporte mensal e a força insuperável do tempo atrelado aos juros compostos (existe alguma outra opção para renda fixa com essas características)
3) Vou investir (quando me sentir preparado) em renda variável
4) Comprar dólar/euro/libra aos poucos
Fundos Imobiliários sou muito leigo, preciso estudar mais
Investimento no exterior sou muito leigo, preciso estudar mais
Bom é isso,
Obrigado pelo material disponibilizado e por toda a ajuda.
Grande abraço