Estou começando com investimentos no exterior e gostaria de saber melhor tudo que devo controlar para não ter problemas na declaração de IR no ano que vem. O Bastter System vai deixar tudo mastigado para a declaração de stocks/reits, mas eu estou receoso quanto aquele valor que sobra do aporte, que fica na minha conta com a corretora e vai ser somado ao aporte novo no futuro, para realizar uma nova compra.
1) Preciso declarar este saldo? Em princípio serão valores baixos, mas eu gostaria de estar precavido e já fazer o mesmo procedimento exigido para valores altos ou para uma eventual retirada de valores (remessas de retorno para o Brasil). Vai que... né?
2) Se preciso declarar, o que eu preciso saber?
2.1) Preciso manter controle da cotação do dólar (câmbio) no momento que fiz cada uma das remessas?
2.2) Preciso saber quanto de cada remessa sobrou após a compra de ações, ou somente o saldo em 31/12 do ano-calendário já é suficiente?
3) Se ao longo do ano eu fizer várias remessas com valores de câmbios diferentes, como fica minha declaração de bens?
4) Após várias remessas com câmbios diferentes, é necessário ter o controle para apuração de lucro/prejuízo?
4.1) Se eu realizar uma remessa de volta, convertendo meus dólares em reais novamente, preciso apurar lucro/prejuízo? Isso caracteriza alguma operação/trade de maneira análoga a uma compra e venda de ações?
4.2) Se eu gastar parte do saldo com produtos ou serviços no exterior, isto afetaria meu "preço médio"? É como se a quantidade de reais utilizados inicialmente tivesse comprado menos dólares, ou para fim de declaração de bens é como se eu apenas tivesse gastado menos reais e comprado consequentemente menos dólares? Eu preciso ter este tipo de controle?
Obrigado