Pessoal, gostaria de um auxílio em relação aos seguintes fatos.
No fim do ano passado, após muito planejamento, eu e minha família decidimos realizar uma viagem para comemorar o aniversário de 60 anos da minha mãe, que acontecerá no mês de maio desse ano. Iremos eu, minha esposa, filha de 4 anos, bebê de 9 meses, mãe, pai, irmão, irmã e talvez o cunhado para um resort na Bahia. Moramos no interior de MG, cerca de 200 km da capital. Assim, adquirimos as passagens aéreas com voo saindo de Confins, com apenas uma conexão. Viagem bem curta, tranquila, tanto na ida, quanto na volta. Fizemos uma escolha criteriosa em razão de estar viajando com crianças, sendo uma delas um bebê.
Ocorre que na semana passada recebemos um indesejado comunicado de cancelamento dos voos de ida e volta. Eles simplesmente avisam e você tem que correr atrás para tentar resolver. Entrei em contato com a companhia aérea, já perdendo a #pas, e sugeriram que escolhêssemos outro voo ou cancelássemos as compras. Meus pais e irmãos fizeram o cancelamento, com pedido de reembolso. Eles vão para outra companhia aérea. Porém, no meu caso essa opção ficou um pouco inviável, pois adquiri os tickets com pontos de programa de fidelidade, que estavam prestes a vencer. Ou seja, se eu cancelar, não terei os pontos de volta, porque nesse momento eles já estariam expirados. Aí a única alternativa que sobrou é escolher outro voo. Entretanto, os voos disponibilizados para ida e volta são bem mais longos. O de volta então só chega em Confins 22h, sendo que o que eu havia comprado chegaria às 18h30. Chegando nesse horário, ou terei que pegar o carro no estacionamento do aeroporto e voltar pra casa de madrugada, dirigindo 200 km em uma estrada extremamente perigosa, ou terei que ir para BH e dormir em um hotel e só voltar pra casa no outro dia. Também acho muito arriscado o trajeto Confins-BH nessa hora da noite. Se eu resolver abrir mão dos pontos e cancelar tudo, terei o reembolso apenas das taxas de volta e ainda vou ter que comprar passagens em outra companhia aérea, com horários mais acessíveis, mas tendo que despender cerca de 2,5k aproximadamente. Minha esposa não está concordando em abrir mão dos pontos, que foram juntados com sacrifício, e ainda ter que gastar um valor que não estava planejado, de jeito nenhum. Mas vejo que ela está preocupada com as crianças. (viajem mais longa, mais desgastante, horários difíceis, mais gasto em aeroporto).
O que vocês fariam no meu lugar? Alguém já passou por situação semelhante? É possível requerer a transferência para voos de outra companhia, com melhores horários e rotas? Isso tudo está tirando minha pás.
Obrigado e peço desculpas pelo longo texto.