1 - até que ponto confiar em balanços, webcasts e RI?
toda vez que tenho uma duvida posso ir la e olhar o balanço para tentar sana-la, ou fazer uma pergunta ao RI.
porem fica claro que muito do que esta no balanço ou na fala do RI de uma empresa são apenas hisorias e narrativas e por vezes e dificil separar os fatos das fabulas criadas por outros seromandos que no caso do mercado financeiro tem todo um incentivo a te prejudicar justamente na hora em que ser prejudicado custa muito caro.
2 - até que ponto podemos confiar nos numeros ou conjunto de numeros isolados?
quando analizamos apenas os numeros em um balanço ou os quadros aqui no site, muitas vezes esquecemos que a empresa não é um conjunto de numeros e graficos que vão se desenvolvendo ao longo do tempo, alem disso podemos usar os numeros para confirmar n teorias malucas que nossa mente pode inventar.
a conclusão que cheguei é que podemos usar os numeros com uma certa segurança quando usamos eles para descartar empresas ruins, porem é impossivel pelos numeros afirmar com certeza se a empresa vai continuar boa.
quanto ao ri e aos balanços eles podem nos oferecer informaçoes uteis sobre como a empresa funciona mas devemos evitar buscar explicações e confirmações sobre o porque ou como um evento x esta afetando o desempenho de uma empresa y, pois provavelmente vão te contar um historia bonita sobre como a empresa é otima e como ela vai superar todos os desafios que esta enfrentando, ou seja e do interesse do RI te enganar quando voce saira muito prejudicado.
O que acham das minhas conclusões?
Esperando as voadoras :)