Boa tarde pessoal,
Uma das minhas metas de 2019 é fazer a diferença onde trabalho, ser um "intraempreendedor" .
Têm +- 1 ano que trabalho numa empresa familiar (não é minha família) com mais de 20 anos de experiência no mercado. É uma empresa de projetos de engenharia, principalmente em automação industrial, envolvendo automação, elétrica, programação e mecânica (projetos executivos, solução completa ou turnkey).
Eu trabalhei 7 anos em algumas empresas gigantescas, com processos e procedimentos bem estabelecidos. Hoje me encontro numa empresa onde existem milhares de oportunidades de melhoria (e MUITA resistência em todas as partes, desde o dono da empresa, como meu gerente e afins).
Identifiquei o primeiro ponto para eu atacar, que seria a parte de geração de proposta, elaborar orçamento, levantamento de dados junto ao cliente, atendimento de necessidades explicitas e implicitas. Hoje existe muito problema em definição de escopo de um projeto depois de a proposta já feita e aceita. As condições de contorno acabam não muito bem definidas, depois fica difícil tocar o projeto e conseguir resultados bons. Acredito que outro problema oculto é gerar propostas fora do valor esperado pelo cliente, acabando não fechando.
Queria criar um mapa de processo para isso, definir procedimentos e processos. Para equalizar a quantidade e qualidade de informação das propostas, ter acesso a essas informações quando fechar (pode ser 1 ano depois da proposta elaborada), enfim, ser mais assertivo tanto para ganhar mais projetos, como para ter um resultado melhor neles.
Gostaria de saber se alguém tem alguma experiencia nisso, ou se conhece alguma literatura, estudo de caso, site, blog, qualquer fonte de conhecimento para poder me auxiliar nesse desafio!
Obrigado.