"Já perdi as contas de quantas vezes ouvi as pessoas zombarem da ideia de conseguir de 8% a 12% de retorno ao ano acima da inflação.
Eles dizem que um retorno assim é “sem graça”. Querem ações que duplicam ou triplicam de valor, porque esse é o “único jeito de ficar rico”.
Uma vez fiz uma pequena apresentação a um grupo de investidores sobre um investimento do qual eu gostava. Minha projeção sugeria
um retorno de 25 a 35%. Um
homem sentado ao fundo me interrompeu para dizer ao público que investir naquela ideia era desperdício de dinheiro. “A menos que você possa me dar um retorno de 10 pra 1, não estou interessado no que tem a dizer”, ele declarou. Algumas pessoas o aplaudiram.
É engraçado. Eu nunca ouvi uma ideia como essa de alguém rico. É sempre alguém que ainda não enriqueceu ou um corretor (o rapaz parecia corretor mesmo e ele provavelmente conseguiu alguns clientes depois da apresentação).
Sim, retorno de 10 pra 1 pode até acontecer. Mas raramente. A
chance de construir uma fortuna desse jeito é a mesma de jogar na mega-sena.
Saiba de uma coisa: 8 a 12% acima da inflação é uma taxa bem alta de retorno. Se você consegue 8%, dobra seu dinheiro em nove anos.
Se obtém 12%, faz isso em seis. Dá pra ficar bem rico dobrando o
patrimônio a cada seis anos.
Pense assim: Warren Buffet – o investidor mais bem sucedido de
todos os tempos e a terceira pessoa mais rica do planeta –
conseguiu em média 19,7% ao ano em toda a sua carreira. Ter a
expectativa de obter um retorno cinco vezes maior do que o
conquistado pelo maior investidor do mundo é simplesmente um
plano estúpido." (11 Segredos
para a Construção de Riqueza -Mark Ford)